Listagem de Questões de Agronomia
Os conhecimentos de hidrologia sempre foram importantes para a agricultura, tanto nas questões referentes à conservação do solo e da água como também nos aspectos ligados à proteção de estruturas hidráulicas rurais, como pontes, bueiros, canais e extravasores de barragens. Outra aplicação da hidrologia na agricultura está relacionada às outorgas de uso de água para irrigação. Com relação à hidrologia, assinale a opção correta.
Uma das possíveis conseqüências do efeito estufa é o rebaixamento dos oceanos, o que tornaria impossível o ancoramento de grandes embarcações nos atuais portos, onde são embarcados os produtos para exportação.
Considerando um modelo hidrológico simplificado, em que o escoamento superficial seja a diferença entre o total precipitado e o total infiltrado, é possível calcular o volume de água escoado em uma bacia hidrógrafa, multiplicando-se a área da bacia hidrógrafa pela diferença entre a lâmina precipitada e a infiltrada.
A equação hidrológica de Green e Ampt, modificada em 1973 por Mein & Larson, é muito usada na estimativa do total de água infiltrada no solo proveniente de chuvas. Uma das vantagens dessa equação é que ela permite uma solução analítica direta.
A outorga de água para irrigação no Brasil é feita, nos casos em que não se prevê represamento, com base em medição da vazão na época mais seca do ano, e a vazão outorgada deve ser de até 50% do valor obtido nessa medição.
Normalmente, bacias hidrográficas de formato arredondado são mais propícias a apresentar, em dias de chuvas intensas, curvas hidrográficas mais achatadas, de grande duração e pequenos picos.
A irrigação e a drenagem são técnicas antigas que permitiram a implantação de cultivos em regiões de comportamento climático adverso à produção agrícola. Atualmente, com a evolução da hidráulica, das técnicas de interpretações climáticas e com o conhecimento de parâmetros físicos do solo e da água, a irrigação e a drenagem vêm experimentando avanços fantásticos, o que permite a incorporação de grandes áreas ao cultivo agrícola. No entanto, essa evolução pode causar problemas de depauperamento do solo e da água, se cuidados especiais de manejo não forem observados. Com referência a esse tema, responda às questões de 25 a 27.
Considerando-se conteúdos de umidade em volume de 30% e de 15%, respectivamente, para a capacidade de campo e o ponto de murcha de um solo agrícola cuja massa específica global é de 1,05 Mg.m-3, uma cultura com 30 cm de profundidade efetiva do sistema radicular e coeficiente de depleção de 50%, a capacidade real de água nesse solo é de
20,6 mm.
22,5 mm.
36,0 mm.
45,0 mm.
225,0 mm.
4,5, 5 e 6.
60, 50 e 40.
60, 50 e 45.
94, 83 e 72.
100, 80 e 60.
Os sistemas de irrigação por aspersão adaptam-se a várias condições climáticas, edáficas e culturais. No entanto, esse tipo de irrigação deve ser evitado em
I regiões de clima ameno, ventos fracos e elevada umidade relativa do ar.
II solos argilosos e de baixa capacidade de infiltração.
III culturas de porte baixo.
IV regiões de ventos fortes e constantes e de baixa umidade relativa do ar.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Para que sejam conservados em boas condições fisiológicas, os grãos armazenados em silos devem ser previamente limpados e secados. É conveniente que os silos armazenados sejam dotados de ventiladores para aeração da massa. Relativamente à secagem e à aeração de grãos, julgue os itens seguintes.
I O principal objetivo da aeração é impedir a migração e a condensação de umidade nas bordas e no interior de uma massa de grãos.
II A eficiência da secagem de uma massa de grãos é melhorada se esta for, primeiramente, submetida ao processo de limpeza. No entanto, grãos limpos têm sua pressão estática aumentada em comparação com uma massa de grãos que contenham impurezas; por essa razão, na maioria das vezes, os grãos são secos antes da limpeza.
III A transilagem promove a aeração da massa de grãos e não provoca danos mecânicos a estes, porém, hoje em dia, a transilagem não é muito utilizada devido ao trabalho excessivo envolvido nessa operação.
IV Em geral, quanto maior o teor de óleos e proteínas de um grão, menor deve ser o conteúdo de umidade desse grão ao ser armazenado
I e IV.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}