Listagem de Questões de Agronomia
A partir de trabalhos pioneiros, a pesquisa tem gerado avanços em tecnologia para a exploração agropecuária do cerrado. Os resultados positivos têm sido a causa do desenvolvimento social e econômico, desde os anos 70 do século passado.
Por outro lado, há problemas ambientais decorrentes, para os quais se tem buscado solução. Em todos os casos, é inegável a participação da pesquisa. Ela tem ajudado a conquistar e a corrigir, a formar o agro-ecossistema e a desencadear o agronegócio.
A respeito das atividades agropecuárias na região dos cerrados brasileiros, julgue os itens de 71 a 84.
As condições térmicas e hídricas favoráveis e a obtenção de clones mais produtivos têm resultado em um maior cultivo de seringueira no Brasil.
Os avanços, apoiados pelo melhoramento genético e o uso de práticas de manejo avançados, viabilizaram economicamente a produção de manga, pêssego, banana, maracujá e melancia em toda a região dos cerrados.
As pesquisas sobre espécies de Eucalyptus, Casuarina e Pinus permitiram a produção integrada dessas espécies em sistemas agro-silvo-pastoris na região do cerrados.
O estilosante mineirão (Stylonsanthes guianensis), originário do cerrado, é adaptado de Roraima ao Mato Grosso do Sul. Pode ser utilizado em consórcios, melhorando a qualidade da forragem, e na recuperação de pastos degradados, incorporando mais de 400 kg de N × ha-1 × ano-1 ao solo.
Frutos de projeto pioneiro, voltado à diversificação agropecuária, a quinoa (Chenopodium quinoa) e o amaranto (Amaranthus caudatus, A. hypochondriacus e A. cruentus) são espécies produtoras de fibras que têm sido usadas para compor os sistemas de produção no cerrado.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}