Listagem de Questões de Agronomia
No tocante ao manejo das antracnoses, julgue os itens subseqüentes.
Em se tratando de um mesmo cultivar de feijoeiro, a antracnose é menos severa em lavouras mais adensadas, pois a proximidade das hastes funciona como uma barreira física parcial entre plantas doentes e sadias, dificultando a disseminação dos esporos de Colletotrichum lindemuthianum.
Tratando-se do mesmo cultivar de feijoeiro, na mesma densidade de semeadura, espera-se menor severidade da antracnose na safra das águas (verão) do que na safra de inverno, pois a chuva exerce um efeito mecânico de lavagem dos esporos de C.lindemuthianum, das lesões foliares para o solo.
O hábito de crescimento de um cultivar de feijoeiro (ereto, semi-ereto, prostrado) afeta a intensidade de antracnose nas vagens, de modo que maior intensidade da doença ocorre em cultivares eretos, cujas vagens são mais expostas aos esporos de C. lindemuthianum.
Com referência às doenças denominadas míldios e oídios, julgue os itens seguintes.
O controle dos agentes causais dos míldios de alface, cucurbitáceas e soja pode ser feito com sucesso utilizando produtos químicos registrados com princípios ativos semelhantes àqueles utilizados para o controle da requeima da batata, causada por Phytophthora infestans, pois esses organismos guardam proximidade filogenética.
Com relação à resistência genética de plantas aos patógenos, julgue os itens a seguir.
A resistência vertical tem-se mostrado bastante instável para as murchas vasculares causadas por fungos dos gêneros Fusarium e Verticillium, com freqüente surgimento de novas raças desses patógenos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}