Questões de Administração da QUADRIX

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Listagem de Questões de Administração da QUADRIX

Entre as contribuições de Deming para a excelência gerencial estão os princípios por ele instituídos para a produtividade que visa ao programa de melhoria contínua da organização. Julgue verdadeiros (V) ou falsos (F) os princípios listados a seguir.

(...) A alta administração e todas as pessoas devem aprender e adotar a nova filosofia: não mais conviver com atrasos, erros e defeitos no trabalho.

(...) Deve-se investir na prevenção de defeitos, em vez de investir na correção.

(...) Suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço.

(...) Demolir as barreiras funcionais entre departamentos.

(...) Eliminar exortações à produtividade sem que os métodos não tenham sido providenciados.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

O conjunto formado pelas características pessoais e pelas atitudes tomadas no ambiente de trabalho determina qual é a postura profissional do funcionário. No mercado atual, apostar em um comportamento de excelência é um diferencial para se obter um bom desempenho na profissão. Dentre as alternativas a seguir, assinale a conduta inadequada com relação à postura profissional.

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens de 92 a 96. Nas redes sociais, é comum encontrar comparações entre a imagem do chefe (aos moldes antigos de gestão) e a do líder (figura idealizada pelo modelo atual). Nesse sentido, nas empresas de grande porte, não se encontram mais gestores com perfil de chefe, mas sim com perfil de líder.

No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. No cenário econômico atual, muitas organizações precisam coordenar processos de mudança motivados pela necessidade de adaptação a uma nova realidade administrativa, financeira e social. A liderança manifesta-se por meio da capacidade de estabelecer a direção estratégica da organização, comunicar essas metas aos recursos humanos e motivar os funcionários para que as cumpram.

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais. Julgue as seguintes afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(...) A partir de divergência de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva.

(...) As situações de conflito são componentes inevitáveis e necessários da vida grupal.

(...) O conflito pode ter consequências positivas, funcionais, como também disfuncionais, ou seja, negativas, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.

(...) O estilo de evitação reflete uma postura nem assertiva, nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. E ́ usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso.

Pode-se afirmar que:

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