Questões de Administração da FGV

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O _____ é caracterizado pelos registros de pagamentos e recebimentos orçamentários e extra‐orçamentários, em que as principais contas desse sistema são as representativas do fluxo de caixa ou extra‐caixa, que por sua vez são contrapartidas do disponível.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

A técnica de avaliação de desempenho refere‐se ao monitoramento de fatores com os quais os gestores podem equilibrar as necessidades individuais dos trabalhadores de forma a obter os melhores resultados para a organização e as pessoas. Com relação aos objetivos de um processo de avaliação do desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores.

II. Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento.

III. Conciliar o interesse da empresa em relação aos interesses dos empregados.

Assinale:

Toda avaliação é um processo de julgar o valor e as qualidades de uma pessoa.

Quando um gestor “… estende uma avaliação positiva ou negativa de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente, ou seja, se ele é bom em algo, automaticamente torna‐se bom em tudo”, está cometendo o erro de avaliação denominado

O administrador deve conduzir as pessoas rumo a um objetivo, utilizando a comunicação e as questões motivacionais. Com relação às características atribuíveis à liderança, analise os itens a seguir.

I. Liderança autocrática – o líder define e impõe.

II. Liderança democrática – o grupo é quem decide.

III. Liderança liberal – consenso grupal, sem ou com um mínimo de participação do líder.

Assinale:

“...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho” (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência

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