Questões de Administração da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração da FGV

A perspectiva sociotécnica das organizações, desenvolvida a partir da Teoria dos Sistemas Abertos, representa um dos principais marcos na evolução do pensamento administrativo. Em uma de suas contribuições mais significativas, a perspectiva sociotécnica propõe que a organização pode ser entendida como um conjunto integrado de papéis que se superpõem e se interligam. Na organização, o indivíduo desempenha papéis, mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e inter-relaciona-se com eles, num processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pela perspectiva sociotécnica enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos. Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

Douglas McGregor foi um autor behaviorista que se preocupou em comparar dois estilos distintos de administrar, aos quais deu o nome de Teoria X e Teoria Y, e que levavam em consideração o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe ambição e trabalha o mínimo possível.

II. O ser humano da Teoria Y é naturalmente resistente às mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.

III. Em ambos os casos (Teoria X e Teoria Y) o desempenho do ser humano varia em função dos incentivos financeiros.

Assinale:

Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Um laboratório tem sua estrutura organizada, no primeiro nível, em três divisões: cosméticos, medicamentos e higiene pessoal. Como todas as divisões estão localizadas no mesmo polo industrial e a logística utilizada é praticamente a mesma, o presidente da empresa quer rever essa estrutura, de forma a favorecer economias de escala e o uso mais eficiente dos recursos. Para isso, o presidente quer alterar a estrutura atual de divisional para funcional. Entre as possíveis desvantagens da estrutura funcional em relação à divisional, estão:

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa. Para tal, o presidente deveria adotar uma estrutura:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis