Questões de Administração da FCC

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Na administração de recursos humanos, existe um elemento nem sempre de fácil controle, que vem de dentro do indivíduo, fazendo com que este se coloque em ação, sendo dependente de suas necessidades, desejos ou impulsos e dirigido para objetivos específicos. Trata-se da

As chamadas ferramentas da qualidade constituem, basicamente, representações gráficas que colaboram para a identificação e compreensão de problemas. Uma dessas ferramentas se destina a ajudar na visualização dos problemas e, assim, facilitar a tomada de decisão, sendo constituída por dois eixos verticais, um à esquerda e outro à direita do eixo horizontal, o primeiro contendo dados quantitativos, enquanto o segundo representa os percentuais equivalentes a esses dados. Trata-se do

Burocracia é um conceito administrativo bastante conhecido, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico e com alta divisão de responsabilidade, em que seus membros executam, invariavelmente, regras e procedimentos padronizados, como engrenagens de uma máquina. Por outro lado, ele tem também um sentido pejorativo, significando um sistema administrativo com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessários ao funcionamento do sistema. Neste segundo caso, faz-se referência àquilo que, em teoria administrativa, ficou conhecido como

O modelo de Mintzberg para o design de uma estrutura organizacional é composto por

I. cúpula estratégica, linha intermediária, núcleo operacional, tecnoestrutura e assessoria de apoio.

II. unidade diretiva, linha de supervisão ou gerência, base operacional e assessoria.

III. cúpula estratégica, pessoas, tecnoestrutura, assessoria de apoio e tecnologia.

IV. direção, supervisão, operações, tecnologia e sistema de informações e assessorias.

V. pessoas, sistemas de informações, tecnologias e recursos.

É correto o que consta APENAS em

Para Herzberg, os fatores que determinam a motivação são a realização, o reconhecimento, o trabalho em si, a responsabilidade, o avanço e o crescimento. Em outra dimensão estão os fatores que determinam a desmotivação, quando não são atendidos de acordo com as expectativas dos empregados, ou fatores de higiene. É pertinente, então, afirmar que:

I. o conteúdo de uma tarefa é mais importante para a motivação dos trabalhadores do que a ambiência em que ela se desenvolve.

II. a concessão, em níveis adequados, de fatores higiênicos, como segurança, salário e status, é importante para evitar que os empregados se sintam desmotivados, gerando, tal concessão, motivação.

III. para que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar as suas tarefas é preciso que se dê constante atenção a fatores como reconhecimento, responsabilidade e desenvolvimento individual, além da definição adequada da tarefa em si.

É correto o que consta em

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