Questões de Administração da CETRO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração da CETRO

Para tornarem-se competitivas, as organizações precisam buscar constantemente a eficiência operacional e a eficácia administrativa. A produtividade é a demonstração de eficiência operacional. Mas isto só não basta.

Para buscar a competitividade, uma das chaves do sucesso da organização é a satisfação do cliente. Em toda esta dinâmica organizacional há necessariamente os envolvimentos táticos, estratégicos e operacionais sempre sob a orientação das unidades administrativas ou departamentais. Dentro do complexo organizacional, a Administração por Objetivos (APO) é a forma de administrar na qual são fixados objetivos a serem alcançados em um período de tempo. É um processo em que objetivos comuns são definidos por gerentes e subordinados de acordo com uma ordem de relevância ou de prioridade. Para tanto, as organizações definem três níveis de objetivos hierarquicamente organizados, que são

I. Eficiência, Eficácia e Operacional.

II. Satisfação, Competitividade e Produtividade.

III. Organizacionais, Estratégicos e Táticos.

IV. Táticos, Estratégicos e Departamentais.

V. Estratégicos, Táticos e Operacionais.

Pode-se afirmar que está (ão) correta(s)

Um dos maiores problemas que as organizações enfrentam é na quantificação e qualificação da mão de obra necessária para seu correto funcionamento. Para que isso não se torne um grande problema social e financeiro, devem ser analisados dois fatores no ambiente externo. Pode-se afirmar que esses fatores são:

A gestão pela qualidade total é uma importante contribuição para a eficiência e eficácia organizacional. Assim sendo, pode-se afirmar que qualidade envolve um ou mais dos itens infracitados:

I. Conformidade às expectativas - em geral, se um produto ou serviço faz o que se propõe fazer, diz-se que ele é de alta qualidade. Se o produto ou serviço falha em sua missão, se diz que é de baixa qualidade.

II. Conformidade às exigências - as exigências dos clientes, usuários e consumidores podem ser objetivas ou subjetivas. Assim, muitos princípios de gestão da qualidade estão expressos em termos de mudar atitudes individuais e a cultura da organização buscando atender às exigências dos clientes e consumidores.

III. Cessação de perdas - a qualidade precisa ser incluída na estratégia organizacional, e todas unidades da empresa precisam ser responsáveis pela qualidade.

IV. Atingir e/ou exceder as expectativas dos consumidores - A maior parte das empresas fala sobre qualidade, mas poucas avançam com planos rigorosamente consolidados para atingi-la. Uma importante técnica da alta administração é fechar a lacuna de credibilidade - a diferença entre a mensagem que os empregados ouvem e a verdadeira direção empreendida.

V. Excelência e valor - um sistema de qualidade total só é eficaz quando concentrar os esforços da organização na direção da mais alta satisfação do consumidor, melhoria contínua e envolvimento dos empregados.

Está(ão) correta(s)

A mais importante função de controle de materiais está relacionada com a administração dos níveis de estoque. A organização que utiliza exclusivamente métodos de decisão intuitivos e tradicionais seria aconselhável começar a introduzir procedimentos analíticos, partindo do setor de estoque.

Para efetuar um correto controle de estoques de materiais é necessário preencher um ou mais requisitos dos itens infracitados.

I. Acompanhamento do item de maior consumo.

II. Determinação de limites (máximo e mínimo) para cada item de estoque.

III. Desenvolvimento de um sistema de controle junto a maior unidade da estrutura da empresa.

IV. Coordenação adequada e apropriada de toda a estocagem de fornecedores.

V. Acompanhamento do item de menor consumo.

Com base nas proposições acima, pode-se afirmar que está (ão) correta(s)

O critério de avaliação dos estoques é o "custo ou mercado, dos dois o menor", considerando a Lei 6.404/76 e os princípios fundamentais de contabilidade. Assinale a alternativa que identifica a conta de estoque cuja determinação do valor do "custo" para o registro contábil da entrada dos bens no estoque pode ser composto pelo valor de compra (nota fiscal) deduzido dos impostos recuperáveis e acrescido dos seguintes custos adicionais: impostos não recuperáveis, seguro, embalagem, transporte e armazenagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis