Questões de Administração da Banca não informada

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Herbert Simon contrapôs a idéia do homos economicus, que considerava ser uma concepção passiva, com o que denominou "homem administrativo". Com esse conceito procurava mostrar que

A respeito das funções da administração, julgue os itens seguintes. Projetar o desempenho organizacional desejado e estabelecer metas para alcançá-lo é uma tarefa da função de organização.

"Estrutura formal, objeto de grande parte de estudos das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma".

(Trecho extraído do livro " Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial"  de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, 11 ed. São Paulo. Atlas, 2000, p. 82)

Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como uma das características da organização formal.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas. As funções da gestão de pessoas incluem auxiliar o administrador no desempenho das quatro atividades que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Julgue as sentenças abaixo. A crise do modelo burocrático weberiano está associada

I. às limitações intrínsecas do modelo no sentido de promover a integração dos objetivos organizacionais e individuais, conforme demonstrado pelos fundadores da sociologia organizacional.

II. ao esgotamento das condições econômicas que permitiram a emergência do welfare state, a partir de eventos sinalizadores tais como a quebra do padrão ouro do dólar e a flutuação da libra.

III. à emergência de abordagens do campo do neoinstitucionalismo econômico, entre as quais a teoria da escolha pública, que denuncia o caráter de inconfiabilidade e ineficiência da burocracia pública relativamente ao mercado.

IV. ao fortalecimento dos canais de representação de interesses do sistema político institucional.

V. à revitalização da sociedade civil no sentido de buscar autoprover-se de determinados bens públicos de forma relativamente autônoma.

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