Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

Diante das mudanças no mundo do trabalho e seus reflexos no ambiente interno das organizações, a área de administração de recursos humanos é constantemente demandada para a criação de programas de qualificação profissional, os quais procuram contemplar o desenvolvimento do potencial do trabalhador em suas diversas formas de expressão. No que concerne às atividades responsáveis pela operacionalização dos objetivos, das políticas e das práticas relativas aos recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.

Os programas de treinamento têm como propósito a identificação e a superação de deficiências no desempenho do trabalhador, a sua capacitação para a realização de novas funções e para adaptação às novas tecnologias. Por outro lado, os programas de desenvolvimento profissional visam a capacitação e aprendizagem do trabalhador para o seu autoconhecimento, sem que esse programa esteja vinculado a um trabalho no presente, mas para o futuro.

Diante das mudanças no mundo do trabalho e seus reflexos no ambiente interno das organizações, a área de administração de recursos humanos é constantemente demandada para a criação de programas de qualificação profissional, os quais procuram contemplar o desenvolvimento do potencial do trabalhador em suas diversas formas de expressão. No que concerne às atividades responsáveis pela operacionalização dos objetivos, das políticas e das práticas relativas aos recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.

A linha que distingue educação, desenvolvimento e treinamento é tênue, face às demandas organizacionais que exigem cada vez mais profissionais qualificados. Por isso, as diferenças entre esses conceitos são irrelevantes no planejamento de programas voltados para o aprendizado nas organizações.

O foco entre os objetivos de treinamento e as necessidades estratégicas da empresa, uma cultura organizacional favorável ao aprendizado e às mudanças são fatores que poderão favorecer a obtenção de retorno dos investimentos em programas de treinamento. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A promoção de um trabalhador, para um novo cargo, pode ser um indicador de que o investimento aplicado em treinamento foi bem empregado.

Ao final de um programa de aprendizagem organizacional, é necessário realizar uma avaliação para que seja verificada a sua eficácia na mudança de comportamento dos participantes. No caso específico de um programa de treinamento, julgue os seguintes itens, quanto ao tipo de avaliação.

O aprendizado de uma nova tarefa, além das habilidades cognitiva, intelectual e motora, também requer a mobilização subjetiva do trabalhador, mediada pelo engajamento do corpo para a obtenção da habilidade técnica na realização do trabalho. O corpo e a subjetividade conferem inteligência ao trabalhador no modo de produzir os achados e as experiências de trabalho. Essas duas dimensões nem sempre são capturadas e contempladas nos instrumentos de avaliação de aprendizagem.

Ao final de um programa de aprendizagem organizacional, é necessário realizar uma avaliação para que seja verificada a sua eficácia na mudança de comportamento dos participantes. No caso específico de um programa de treinamento, julgue os seguintes itens, quanto ao tipo de avaliação.

As únicas avaliações de aprendizagem adequadas são aquelas fundamentadas nos objetivos estabelecidos no planejamento de ensino.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis