Questões sobre O comportamento organizacional

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#Questão 19041 - Administração, O comportamento organizacional, NCE, 2009, INPI, Analista de Planejamento Industrial

No Dicionário de Administração de Lacombe (2004) o comportamento organizacional é definido como um campo de estudo sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, que visa:

O fato de que a cultura organizacional é constituída de características relativamente estáveis e permanentes, que é reforçado por seu processo de seleção, comportamento da alta administração e métodos de socialização, tende a tornar a maioria das culturas muito resistentes às mudanças. Portanto, é necessária uma estratégia abrangente e coordenada para gerenciar a cultura e vencer desafios. O desafio gerencial mais importante na mudança cultural é

No contexto de que trata o texto acima, surgiu um dos principais paradigmas do DO, a especialização flexível. Acerca desse paradigma e das ferramentas contemporâneas de gestão de mudanças e de flexibilização organizacional, julgue os itens que se seguem.

Diante do quadro de inconstância econômica e tecnológica, ganham espaço os modelos de gestão prescritivos, que demonstram serem tênues as questões culturais e ambientais.

Para garantir que os benefícios do trabalho em equipe não se percam, as equipes devem ser estruturadas e administradas de maneira apropriada. Acerca do tema trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

A diversidade cultural exerce influências positivas e negativas na equipe. Se a tarefa exije mais criatividade e inovação, então a diversidade favorece o surgimento de bons resultados.

Com a transformação do chefe de departamento de pessoal em gerente de recursos humanos, o novo papel desse gestor de pessoas exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento pleno na vida da organização e nas suas constantes mudanças estruturais. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes acerca dos conceitos atuais de gestão de pessoas.

Os programas de ambientação de recém-contratados consistem, essencialmente, em uma ferramenta de socialização dos neófitos na cultura organizacional.

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