Questões sobre Gestão de Pessoas

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Listagem de Questões sobre Gestão de Pessoas

O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Uma forma de identificar os motivos da rotatividade de pessoal no órgão consiste no cruzamento estatístico dos dados de rotatividade com os resultados de pesquisas de clima ou de suporte organizacional, cujos componentes figuram como antecedentes supostos de rotatividade.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Um survey para identificar as percepções dos servidores do órgão sobre fenômeno de interesse organizacional deverá prever a definição de uma amostra por conveniência e o uso de técnicas estatísticas descritivas.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. No caso de problemática circunscrita a determinada unidade organizacional, grupos focais poderão ser utilizados para apreender as opiniões de cada participante sobre algum assunto e compará-las entre si, até que se encontre um padrão coletivo nas respostas verbalizadas.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. A análise do discurso, adequada para o processamento de materiais provindos de entrevistas e grupos focais, é definida como técnica de extração de indicadores, quantitativos ou não, dos materiais verbais com vistas à inferência de conhecimentos relativos às condições de comunicação das mensagens.

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos. Quase-experimentos são úteis à avaliação da efetividade de intervenções organizacionais, pois permitem, por exemplo, comparar o comportamento dos trabalhadores antes e após a intervenção ou comparar o comportamento de um grupo de pessoas submetido ao programa com outro, alheio à intervenção.

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