Questões sobre Gestão de Pessoas

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Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,

o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão deverá privilegiar a participação em ações de capacitação, sem as quais não se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas.

Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,

se o órgão adota o conceito de que competência implica mobilização de capacidades cognitivas e afetivas objetivando padrões superiores de desempenho, então o êxito dos programas de capacitação dependerá do estabelecimento de iniciativas formais de suporte à aprendizagem durante e após as ações instrucionais.

As tarefas de Gestão de Pessoas mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhadas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de gestão de pessoas por serem responsáveis pela utilização eficaz de seus subordinados e, de outro, os especialistas em gestão de pessoas que atuam como

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue os itens seguintes. A necessidade do aumento da produtividade nas organizações tornou o trabalho mais flexível, o que rompeu com as identidades e os papéis profissionais definidos.

Com referência à gestão de pessoas em uma organização, julgue os itens seguintes. Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, caso se fundamentem no estímulo aos esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.

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