Questões sobre Gestão de Equipes

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O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.

O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Embora seja uma das característica dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.

O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Ter objetivos compartilhados e focalizar as metas individuais de cada membro do grupo são fatores fundamentais para o sucesso de uma equipe.

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos funcionários e permitiram que as metas definidas fossem alcançadas. Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos.

As metas individuais devem ter sido definidas aleatoriamente, sem a participação dos empregados, para evitar distorções ou tendência à proteção de determinados grupos.

Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das equipes e aumento no número de atestados médicos. Após levantamento, verificou-se que o clima organizacional não estava favorável e que algumas medidas deveriam ser tomadas para melhorar o quadro descrito. Na situação hipotética em apreço, a empresa deve

tomar medidas que visem à melhoria do clima organizacional, as quais deverão ser fundamentadas exclusivamente na experiência da equipe técnica da área de gestão de pessoas da organização.

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