Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Os métodos de avaliação de desempenho mais tradicionais têm como característica o papel passivo do avaliado, enquanto os métodos contemporâneos preconizam a participação deste como agente ativo do processo avaliatório, tal como ocorre na avaliação

Existem vários métodos de avaliação de desempenho de um funcionário em uma organização. Sobre esse assunto leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O método dos Incidentes Críticos trata de um sistema baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentando nas linhas os fatores de avaliação do desempenho e nas colunas o grau de satisfação.

II. O método da Escolha Forçada é o método desenvolvido por especialistas das Forças Armadas Americanas e baseia-se no fato de que no comportamento humano existem características externas capazes de levar a resultado positivo ou negativo.

#Questão 665124 - Administração, Avaliação de Desempenho, FGV, 2016, MPE/RJ, Analista do Ministério Público

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

Considere as afirmações abaixo, relacionadas aos critérios para escolha de indicadores de desempenho.

I. Caráter operacional: o indicador deve ser fácil de estabelecer, fácil de utilizar, vendável ou aceitável.

II. Caráter consolidável: deve ser calculável monetariamente e ser útil à prevenção.

Em relação aos critérios para escolha de indicadores de desempenho,

Muitas críticas feitas à avaliação de desempenho justificam- se em razão de equívocos cometidos na implantação do sistema e da inadequação de sua metodologia às novas realidades empresariais. NÃO se inclui entre as principais críticas à avaliação de desempenho, por não ser função intrínseca dela:

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