Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Listagem de Questões sobre Avaliação de Desempenho

Texto para as questão de 14 a 20.

Para a gestão do desempenho humano nos ambientes de trabalho, as organizações procuram encontrar em diferentes sistemas e métodos de Avaliação de Desempenho, subsídios necessários para mensurar a contribuição dos seus colaboradores, bem como.

Quando, por falta de preparo adequado ou temor, o avaliador de desempenho propositadamente evita atribuir notas muito altas e notas muito baixas aos seus avaliados, negligenciando em relação ao valor real do desempenho dos avaliados, ele está incorrendo no seguinte tipo de erro:

Não pode ser considerado um método tradicional de avaliação de desempenho:

#Questão 11236 - Administração, Avaliação de Desempenho, FJPF, 2006, CONAB, Analista de Recursos Humanos (Folha de Pagamento)

Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada à sua filosofia e às suas necessidades. É correto afirmar que um dos aspectos que diz respeito à política de aplicação de recursos humanos leva em consideração os critérios:

O Método dos Incidentes Críticos, utilizado em Avaliação de Desempenho, tem as seguintes características básicas:

I - a atenção do avaliador se concentra essencialmente nas ocorrências de desempenhos críticos do avaliado, evidenciados por resultados ineficazes, de modo a definir ações de gestão de pessoas especificamente voltadas para solucionar as deficiências críticas identificadas.

II -a atenção do avaliador se concentra nos comportamentos e desempenhos do avaliado que tenham gerado resultados significativamente eficazes ou ineficazes, procurando assim identificar comportamentos/desempenhos desejáveis que possam ser reforçados e/ou multiplicados, bem como aqueles indesejáveis que precisam ser superados/eliminados.

III - a atenção do avaliador se concentra naqueles métodos de trabalho que estão sujeitos a condições críticas, tais como recursos materiais ou financeiros insuficientes, máquinas e equipamentos deficientes, entre outras, de modo a se fazer a devida ponderação dessas condições críticas no momento de ser feita a avaliação do empregado.

Nas ocasiões em que temos que avaliar pessoas, os seus comportamentos, atitudes, desempenho, além das propensões em que podem incorrer os avaliadores estamos sujeitos, também, a determinadas "simplificações" entre as quais podem ser mencionadas as seguintes:

I - Efeitos de Contraste, em que desempenhos marcantes obtidos pelo avaliado em situações anteriores, quer tenham sido bons ou ruins, se sobrepõem e opacam o desempenho objeto da avaliação que se quer fazer no presente.

II - Projeção, na qual ao avaliarmos podemos projetar, nas pessoas que avaliamos, características que são nossas.

III - Estereotipagem, na qual avaliamos ou julgamos uma pessoa com base nas percepções que temos acerca do grupo do qual ela faz parte.

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