Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

As teorias administrativas contemplam variáveis básicas como tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia. Cada uma dessas teorias enfatiza uma ou mais variáveis, o que lhes fornece caráter específico. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Com o desenvolvimento das ciências humanas, a administração de pessoal passou a ter demandas voltadas à humanização e democratização, o que se concretizou com o surgimento da teoria das relações humanas, cujas principais variáveis exaltavam a hierarquia, o ambiente e a racionalização do trabalho.

Tendo em vista alguns aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

De acordo com o que postula a teoria de liderança situacional, o estilo de liderança mais adequado independe da disposição dos liderados em relação à tarefa, como a disposição em assumir responsabilidades.

Os trabalhadores são criaturas sociais complexas, com sentimentos, desejos e temores. Estas são características da:

Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Relações humanas infortunadas geram nos empregados duas possíveis reações: a espera passiva, mas otimista, de que as condições relacionais melhorem na organização ou a investida ativa de busca de melhoria dessas condições. A segunda reação é invariavelmente a melhor, pois possibilita agregar valor à resolução de problemas.

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O manejo das relações humanas no trabalho influencia a qualidade do clima organizacional, mas não tem impacto na qualidade dos produtos gerados pela empresa.

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