Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido,

I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos.

II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático.

III. A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Sobre os tipos de comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma sugestão de melhoria é um tipo de comunicação ascendente.

II. Uma instrução de trabalho é um exemplo de comunicação descendente.

III. Uma comunicação entre departamentos ou entre setores é um exemplo de comunicação horizontal.

Assinale:

O estabelecimento de objetivos quando do processo de negociação é importante, uma vez que o aspecto reciprocidade deve ser mantido para que haja equilíbrio entre a obtenção de resultados para todos os envolvidos. Dessa forma, a capacidade da condução de uma boa negociação está diretamente ligada à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz.

Considere as alternativas a seguir para identificar qual delas define, adequadamente, o que vem a ser uma comunicação eficaz.

Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:

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