Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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A comunicação eficiente é muito mais que o emprego da língua comum, com seus grupos e frases. Envolve, ao mesmo tempo, a identificação e o reconhecimento de diferenças no modo de as pessoas pensarem e agirem. Sobre as características da comunicação eficaz no atendimento ao público, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O atendente deve não só procurar compreender, mas também, principalmente, ser compreendido.

( ) A comunicação exige contato direto, portanto deve-se criar um clima de confiança, eliminando qualquer tipo de ruído ou distorção.

( ) A dicção é a arte de organizar as ideias, portanto é um elemento essencial no atendimento ao público. Assim, quanto melhor a dicção, melhor a comunicação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Considerando o contexto teórico da Escola das Relações Humanas, representada por Elton Mayo, emerge a concepção do homo socialis. A respeito dessas questões, analise as assertivas a seguir:

I. O homem é apresentado como um ser cujo comportamento não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.

II. O homem é, a um só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

III. O homem é um ser racional que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis, bem como as consequências da opção por qualquer um deles.

IV. Em que pesem as diferenças individuais, todo homem possui necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais, independente da função e área de atuação. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e é desenvolvi da naturalmente nos indivíduos, grande número de pessoas não sabem usá-la de forma eficaz. Leia atentamente e analise o que se afirma acerca da comunicação.

I - Existe uma grande diferença entre informar e comunicar.

II - Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem a informação a dar.

III – O fato de uma pessoa saber se expressar com desembaraço e julgar-se boa comunicadora, não qualifica, necessariamente, sua mensagem como comunicação.

IV – Comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.

V – O comunicador precisa não apenas saber falar, mas saber ouvir, sob pena de não fechar o ciclo da comunicação com efetividade e ainda causar conflitos desnecessários.

Pode-se concluir que estão corretas:

A troca de mensagens pode ser realizada de maneiras distintas. Relacione a seguir alguns elementos característicos da comunicação aos respectivos significados e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Código.

2. Canal.

3. Contexto.

4. Ruído.

( ) Tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicação.

( ) Conjunto de variáveis que rodeia e influencia a situação de comunicação.

( ) Suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor.

( ) Conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação.

No que se refere à comunicação, julgue os itens subsequentes. A comunicação é uma função dentro da organização que poderá gerar tanto bons resultados nos processos de trabalho quanto confusões e mal-entendidos. Nesse contexto, o e-mail mostra-se como uma ferramenta muito útil e prática para cumprimento do trabalho. O e-mail, dentro do processo de comunicação, deve ser considerado como o canal.

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