Questões de Administração do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 2017

#Questão 663487 - Administração, Organização, NC / UFPR, 2017, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Universitário Jr

A respeito dos diversos fatores situacionais que influenciam a escolha dos parâmetros de design organizacional, e vice-versa, assinale a alternativa correta.

#Questão 663488 - Administração, Organização, NC / UFPR, 2017, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Universitário Jr

Ao combinar diferentes partes, mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais, as organizações apresentam diferentes configurações estruturais. A respeito dessas configurações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Uma organização diversificada tem como principal mecanismo de coordenação a padronização de resultados.

( ) Em uma organização missionária, o poder de tomada de decisão é centralizado.

( ) A parte principal de uma organização empreendedora é o núcleo operacional.

( ) A padronização de habilidades é o mecanismo de coordenação principal de uma organização profissional.

( ) Uma organização máquina tem a tecnoestrutura como sua parte principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

As grandes organizações, ao longo do século XX, por sua própria dinâmica na busca de um padrão de efetividade, têm evoluído. Dentre as assertivas abaixo, seguindo o conceito de organização tradicional, o de organização moderna e o de organização contemporânea, pode-se afirmar:

I. Organização tradicional: de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista e burocrático.

II. Organização contemporânea: caracterizada por um quadro sistêmico, comportamental e orgânico.

III. Organização moderna: erigida sob a influência de tempos mais turbulentos, com a globalização, a estonteante taxa de crescimento da tecnologia e o acirramento da concorrência, para melhor agradar aos clientes, obrigando as empresas a firmarem parcerias com fornecedores e a motivarem os empregados, para poderem atingir, enfim, a excelência empresarial.

 Algumas desvantagens estão presentes no modelo de departamentalização por produto. Analise assertivas abaixo:

I. Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, o que provoca duplicação de recursos e órgãos, com evidente aumento de custos operacionais.

II. Elevado custo operacional nas empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos.

III. É indicada para circunstancias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para melhor desempenho do produto. Pode-se considerar como desvantagens desse modelo:

Segundo Maximiano (2007), a adoção de prática de centralização possui desvantagens, quais sejam:

I. Desestímulo à criatividade.

II. Perda de uniformidade.

III. Comunicação dispersa.

IV. Dependência hierárquica para tomar decisões.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis