Questões de Administração do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 2015

Uma contribuição instrumental aplicável ao diagnóstico de cultura é de Porto e Tamayo, que construíram uma Escala de Valores Relativos ao Trabalho (EVT). Essa escala tem como base a teoria de valores humanos de Schwartz aplicada ao mundo do trabalho e é dividida em quatro fatores:

Sobre os Níveis da Administração, assinale a afirmativa INCORRETA.

Um laboratório tem sua estrutura organizada, no primeiro nível, em três divisões: cosméticos, medicamentos e higiene pessoal. Como todas as divisões estão localizadas no mesmo polo industrial e a logística utilizada é praticamente a mesma, o presidente da empresa quer rever essa estrutura, de forma a favorecer economias de escala e o uso mais eficiente dos recursos. Para isso, o presidente quer alterar a estrutura atual de divisional para funcional. Entre as possíveis desvantagens da estrutura funcional em relação à divisional, estão:

Sobre as estruturas organizacionais, considere:

I. O grupamento das atividades de uma entidade em órgãos é efetuado de acordo com critérios de departamentalização que, entre outros, podem ser: por produtos, por clientes ou por área geográfica.

II. Dentre as relações formais verificadas na estrutura organizacional de uma instituição, pode-se citar a autoridade de linha, ou seja, aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados.

III. A denominada estrutura matricial, descrita por Fayol, pressupõe, no primeiro nível de departamentalização, as funções de produção, comercialização, finanças e administração.

Está correto o que consta APENAS em

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrodomésticos. Recentemente, a área de marketing propôs uma alteração em um dos principais produtos da empresa, que representará uma inovação significativa no mercado. No entanto, essa alteração exige um investimento significativo, envolvendo mudanças no projeto do produto e na linha de produção, além de investimentos em marketing. O presidente da empresa acredita no potencial da proposta e gostaria de “renovar os produtos e a imagem da empresa”, mas considera que os riscos envolvidos não são desprezíveis. Assim, o presidente gostaria de criar um grupo dedicado a estudar e viabilizar a inovação no produto, sob a responsabilidade do gerente de marketing, que contasse com a participação de pessoas da área de produção e da área financeira da empresa. Para tal, o presidente deveria adotar uma estrutura:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis