Questões de Administração do ano 2014

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Listagem de Questões de Administração do ano 2014

As empresas em seus estágios iniciais normalmente adotam estruturas simples, que atendam a seus objetivos, basicamente traduzindo preocupações com a organização da produção, visando maximizar a produtividade e a obtenção de lucros. As estruturas organizacionais simples podem ser genericamente englobadas sob o título de “estruturas tradicionais”, destacando-se entre elas a “estrutura linear”, na qual se tem

A estrutura funcional para as organizações é fundamentada na técnica da supervisão funcional, tendo sido planejada para implantar as ideias de Taylor, com larga aplicação na base da organização, em que prevalece a especialização. Em uma estrutura funcional tem-se:

Quando as grandes organizações começaram a enfrentar as dificuldades apontadas para a estrutura com base em função, quer em virtude das mudanças de seu ambiente, quer em decorrência da alta diversificação adotada, procedeu-se à divisão da estrutura em unidades orgânicas de maior flexibilidade operacional, traduzindo-se na adoção de uma estrutura divisional ou divisionária, em que atividades díspares, mas vinculadas a um objetivo final específico, são agrupadas em uma mesma unidade organizacional. Uma estrutura divisionária apresenta:

As organizações são levadas a uma estrutura com base em projeto quando estão engajadas em planejar ou construir grandes fábricas ou maquinaria pesada, segundo especificação dos clientes, ou quando seus produtos são fabricados dentro de rígidos cronogramas. Em uma estrutura com base em projeto tem-se:

O planejamento estratégico da gestão de pessoas deve ser formulado juntamente ao planejamento estratégico da empresa. Quando este é feito após aquele, a ele procura se ajustar no sentido de contribuir para sua implementação e recebe o nome de “planejamento adaptativo”. No outro extremo, quando o planejamento de gestão de pessoas é feito isoladamente, sem articulação com o planejamento da organização, recebe o nome de “planejamento autônomo e isolado” de gestão de pessoas. O ideal é uma situação intermediária, com o planejamento de gestão de pessoas integrado ao planejamento da organização. No caso do “planejamento integrado”:

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