Questões de Administração do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 2006

O Just in Time – JIT é um sistema (ou filosofia) de administração surgido no Japão na década de 70, como uma contraposição, ou crítica aparente, às abordagens tradicionais herdeiras do taylorismo. Aponte aquela que não é uma característica do JIT.

A célebre experiência de Hawthorne representou um marco na história do pensamento administrativo. As principais conclusões dessa experiência contribuíram para:

As grandes transformações da indústria no pós-guerra tiveram, como uma de suas resultantes, as crescentes demandas por qualidade, inicialmente de produtos e, mais recentemente, até mesmo de serviços públicos. Essas novas demandas deram origem ao surgimento do enfoque da qualidade na administração, que atravessou três períodos sucessivos, relacionados na coluna da esquerda da tabela. Relacione as três eras com as respectivas características, sintetizadas na coluna da esquerda e selecione a alternativa correta.

A gestão do conhecimento é um dos temas de maior atualidade no campo da administração. No campo empresarial, vem sendo tratada, cada vez mais, como ação estratégica. Na administração pública, sua adoção também vem se difundindo rapidamente. Aponte a alternativa que NÃO contempla uma iniciativa própria de gestão do conhecimento em unidades da administração pública direta.

Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.

II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo confl ito de interesses.

III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.

IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.

V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.  

Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis