Questões de Administração do ano 2005

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Listagem de Questões de Administração do ano 2005

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

Caso o departamento de recursos humanos defina que os integrantes do ISP Contabilidade devem dedicar-se, no mínimo, 60 horas ao ano aos cursos de aprimoramento disponíveis, com o objetivo de aperfeiçoamento do desempenho nos cargos, esse departamento estará estabelecendo um procedimento característico de uma política de desenvolvimento de recursos humanos.

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

O departamento de recursos humanos do ISP Contabilidade deve ter como objetivo fazer que os empregados dêem o máximo de si, independentemente dos seus objetivos pessoais, em prol do atingimento dos objetivos organizacionais.

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

Os cartões de ponto, utilizados pelos empregados do escritório ISP Contabilidade, são suficientes como subsídio para a tomada de decisões acerca de faltas, atrasos e absenteísmo em cada seção.

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Considere que Jonas, gerente geral do Hotel Maresia, possui liderança orientada para a execução da tarefa e para a produção, enfatizando a produtividade ou a eficiência do grupo de empregados da organização. Nesse caso, é correto afirmar que Jonas é caracteristicamente um líder autocrático.

#Questão 16843 - Administração, Liderança, NCE, 2005, BNDES, Administrador (Com Inglês)

Wiersema e Treacy, no livro "Disciplina dos Líderes de Mercado", afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:

I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.

II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.

 III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltados para esta meta, considerada a mais importante.

Estão corretas as afirmativas:

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