Questões de Administração do ano 2005

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Listagem de Questões de Administração do ano 2005

Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.

Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

Considere que a organização decida criar serviços com os quais a concorrência tem obtido sucesso no mercado. Então, por tratar-se de serviços cuja aceitação dos clientes já é comprovada, dispensa-se o envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento desses serviços, o que torna mais rápido esse processo.

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.

As organizações modernas têm se preocupado com o controle das suas atividades e dos resultados por elas alcançados. Um dos instrumentos utilizados para tal finalidade é a avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:

 I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.

 II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.

III – formula objetivos consensuais, construídos por todos. O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.

IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.

 V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.

 Estão corretas as afirmativas:

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Kátia acredita que o processo de avaliação de desempenho da empresa em que trabalha constitui uma forma de avaliar os diversos níveis de competência do indivíduo no exercício do cargo. Nessa situação, é correto afirmar que a responsabilidade pelo processo de avaliação é do indivíduo e(ou) do gerente, como chefe e autoridade de linha de Kátia.

Na mensuração e avaliação do desempenho de um empregado podemos citar três categorias de métodos: comparação com padrões absolutos, com padrões relativos e com padrões objetivos. Na segunda categoria as pessoas são comparadas entre si e os métodos mais usuais são: a classificação pela ordem de grupo, a classificação individual e a comparação aos pares. Comparando os métodos podemos dizer que a classificação:

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