Questões de Administração do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração do ano 2004

Acerca da administração geral, julgue os itens a seguir.

Uma das etapas mais importantes da elaboração do planejamento estratégico é o diagnóstico estratégico, em que a organização, logo após definir suas políticas e estratégias, levanta e analisa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Acerca de administração gerencial e de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A principal diferença entre planejamento estratégico e gestão estratégica é que aquele está referenciado na formulação e esta inclui prospecção, formulação, implementação e avaliação como fases concomitantes.

I. Uma empresa do setor petrolífero, ao preparar-se para uma possível oscilação significativa do Dólar, segundo o apontado pelo seu processo de planejamento estratégico, obteve vantagens mercadológicas por conta da surpresa que tal fato causou em seu segmento de atuação.

II. Antes da implementação de suas estratégias, a empresa Olho Vivo Serviços de Entrega buscou certificar-se de que seu processo de comunicação seria capaz de garantir o fluxo de informações precisas para a implementação e controle da ação planejada.

 III. O planejamento estratégico da HG Veículos para Passeios estabeleceu um processo contínuo de pesquisas junto ao mercado e aos seus consumidores como forma de buscar novos objetivos para sua organização.

Indique a opção que expressa corretamente os princípios do planejamento estratégico.

A base para a formulação de estratégias de atuação é a análise do ambiente em que a empresa está inserida. Indique qual opção abaixo que endossa a idéia acima defendida.

Indique se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Aponte, a seguir a seqüência correta.

( ) Integração vertical: trata-se de uma estratégia de redução de despesas que consiste no enxugamento da estrutura organizacional com a criação, por exemplo, de pool de serviços de secretaria.

 ( ) Quando uma empresa adquire uma outra, em outra linha de negócios, sendo que a adquirida tem produção, tecnologia, produtos, canais de distribuição e/ou mercadorias similares aos da compradora, pode-se afirmar que esta enquadrase na estratégia denominada diversificação relacionada ou concentrada.

( ) Integração horizontal denomina a estratégia que envolve o crescimento por meio da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. A integração horizontal é usada para obter maior controle sobre uma linha de negócios e aumentar os lucros por meio de maior eficiência ou melhor esforço de vendas.

 ( ) Pode ser que uma empresa chegue à conclusão que a melhor estratégia para o momento seja a de concentrar-se em sua linha ou linhas de negócios existentes na tentativa de mantê-las. A esta postura denomina-se estratégia de desinvestimento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis