Questões de Administração do ano 2004

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Listagem de Questões de Administração do ano 2004

Leia o texto abaixo para responder às questões 32 e 33.

Manoel, gerente da empresa X, reuniu sua equipe para discutir sobre a política de RH da organização, tentando elaborar um guia para as ações da empresa. Consciente de que muitos fatores afetam essa política, procurou destacar a necessidade de se determinar os requisitos para a análise e descrição de cargos, planejamento e alocação de recursos humanos e avaliação de desempenho.

Nesta mesma reunião, Manoel também destacou as características necessárias às Políticas de Recursos Humanos e priorizou a que representa a congruência em sua aplicação, não importando os níveis ou áreas afetados. Neste caso, estava se referindo à característica da:

Há três meses, Paulo analisa o processo de comunicação de sua empresa e descobriu que um dos problemas, não só da sua empresa, mas da Administração de Recursos Humanos(RH), de um modo geral, está nas comunicações entre a organização e seus membros e vice-versa. Nos primeiros resultados desta sua análise, conseguiu identificar algumas barreiras semânticas na forma de:

Dentre os desafios de RH, na evolução das teorias organizacionais, a concepção que parte da suposição de que as pessoas são motivadas, simultaneamente, por recompensas e incentivos salariais/materiais e por recompensas e incentivos sociais e simbólicos, que se alternam ao longo da vida, denomina-se:

Acerca das funções dos órgãos de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

As funções de seleção e colocação de recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho, estrutura de cargos e salários, gestão de benefícios, garantia de qualidade de vida e segurança no trabalho são responsabilidades únicas e exclusivas da área de recursos humanos.

Acerca das funções dos órgãos de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

As previsões apresentadas por teóricos e práticos em recursos humanos indicam uma tendência ao abandono da visão sistêmica, característica da administração científica, e a adoção de uma gestão mais focada nos cargos e em seus atributos.

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