Questões sobre Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM

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A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como

A implementação dos modelos da Nova Gestão Pública, com reformas de 2ª geração, foi inicialmente lançada na Inglaterra de Margareth Thatcher e mais tarde seu êxito inspirou mudanças em diversos países do mundo. Sua essência preconizava a mensuração de resultados, a autonomia de gestão aos dirigentes e a responsabilização dos mesmos. Este modelo de administração pública é denominada administração pública:

A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.

O gerencialismo pode ser dividido em três tipos: gerencialismo puro, consumerism e public service orientation.

No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.

A estrutura organizacional preconizada pela nova gestão pública prevê um modelo descentralizado, com controle primário de determinados órgãos públicos.

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