Questões de Administração Geral da UPENET/IAUPE

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O ciclo de planejamento nas organizações (PDCA) segue o seguinte fluxo de ações:

Dentre os conceitos de Administração Geral abaixo declinados, qual NÃO se aplica à administração pública?

Um gestor público, numa reunião de apresentação, ao explicar que o processo administrativo compreende as várias funções administrativas desenvolvidas no ambiente das organizações, teria cometido erros básicos, deixando uma má impressão. Leia as definições por ele apresentadas.
I. Planejamento: estabelece os objetivos da organização, especificando a forma como os mesmos serão alcançados, a partir de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas.
II. Organização: coordena todos os recursos do órgão público, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento estabelecido.
III. Direção: estabelece padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a organização espera, maximizando a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas, segundo o poder diretivo da organização.
IV. Controle: determina que os subordinados executem o que deve ser feito, pressupondo que as relações hierárquicas estão bem definidas, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a concretização dos objetivos definidos.
Assinale a alternativa correspondente aos erros cometidos. 

Leia os conceitos abaixo:
I. Organização é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais. II. Eficácia significa a capacidade de atingir objetivos e resultados pretendidos. III. Efetividade é igual à soma da eficácia e da economicidade. IV. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa CORRETA.

Numa aula magna, que tratava do ciclo de planejamento das organizações públicas, foi dito que
I. a Missão de uma organização pública é a sua finalidade, sua razão de ser. O critério de sucesso definitivo para uma organização da área pública é o desempenho no cumprimento da sua missão.
II. os Valores de uma organização pública devem ser enunciados de forma simples e direta, para que as pessoas possam usá-los como algo inspirador, que contribua para a compreensão da Missão.
III. a Visão de uma organização pública deve ser expressa de forma sucinta e inspiradora para sensibilizar as pessoas que nela atuam, mobilizando-as e alinhando-as aos temas estratégicos da organização.
IV. a análise dos ambientes externo e interno de uma organização pública, no primeiro caso, permite construir uma visão integrada das principais tendências de curto, médio e longo prazos do contexto de atuação em que está inserida, sinalizando as forças e fraquezas, no cumprimento de sua Missão e na construção de sua Visão de Futuro. No segundo caso, no entanto, tem-se a revelação da análise das características internas (oportunidades e ameaças) da organização, sob um ponto de vista estratégico.
O palestrante estava CORRETO em relação a que itens da sua exposição?

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