Questões de Administração Geral da Instituto Consulplan

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“Os funcionários, servidores ou empregados do serviço público, assim como os de organizações particulares, em sua convivência diária, em sua troca de experiências, em seu crescimento cultural e profissional, fertilizam ideias, normas e valores, que vem a constituir a cultura 

Cultura é o conjunto de valores intrínsecos, muito específicos e particulares da empresa. É a visão que os membros da organização têm a respeito da estrutura e processos. Para a cultura ser forte, será preciso que os dirigentes e os gerentes da área pública, bem como os servidores em geral, estejam imbuídos de uma filosofia organizacional desenvolvimentista, de uma atitude nesse sentido e, que, efetivamente, participem de estratégias facilitadoras do desenvolvimento organizacional. São características singulares de empresas inovadoras, EXCETO:

Considerando que a estratégia e o ambiente externo são de grande influência na cultura corporativa e que tal cultura deve abranger tudo o que a organização necessita para ser eficaz em seu ambiente, analise as afirmativas a seguir.
I. A cultura de adaptabilidade empresarial é caracterizada pelo foco estratégico no ambiente externo por meio da flexibilidade e de mudanças para atender às necessidades dos clientes, estimulando as normas e convicções que sustentam a capacidade da organização em detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos procedimentos.
II. A cultura da missão se caracteriza pela ênfase em uma visão clara do objetivo da organização e na conquista de metas específicas, com o crescimento das vendas, a lucratividade ou a participação de mercado, para ajudar a alcançá-lo.
III. A cultura de clã, de forma mais destacada, ênfase ao envolvimento e a participação dos membros da organização e as rápidas mudanças de expectativas do ambiente externo. 
IV. A cultura burocrática tem foco interno e orientação coerente e constante para atuar em ambiente estável, sendo dotada de uma maneira metódica de realizar tarefas. Símbolos, heróis e cerimônias apoiam a cooperação, a tradição e o cumprimento das políticas e práticas estabelecidas como uma forma de alcançar as metas.
Está correto o que se afirma em

As questões de poder e autoridade estão diretamente ligadas ao conceito de liderança. O poder como a capacidade de fazer as coisas acontecerem e obter trabalhos realizados torna-se uma variável independente. Em contrapartida, o poder também tem sido visto como variável dependente ou situacional (no que se refere à natureza de uma situação específica em uma organização que dá poder a um grupo ou indivíduo). Nesse contexto, presume-se que os indivíduos, grupos ou subunidades em uma organização tenham poder com base em fatores como, EXCETO: 

Considerando que o planejamento estratégico é constituído pelos elementos descritos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Visão de negócios. 2. Declaração da missão. 3. Diagnóstico estratégico externo. 4. Diagnóstico estratégico interno. 5. Determinantes de sucesso. 6. Definição dos objetivos. 7. Formulação de estratégias. 8. Auditoria de desempenho e resultados. 9. Cidadania empresarial.
( ) Sua inclusão no processo de planejamento estratégico foi proposta por Ansoff, em 1980. Esse recurso metodológico é uma etapa do processo, inserindo-se entre o diagnóstico e a definição de objetivos e a formulação das estratégias inseridas nas dinâmicas competitivas.
( ) Procura antecipar oportunidades e ameaças para a concretização da visão, da missão e dos objetivos operacionais.
( ) Mostra uma imagem da organização quando da realização de seus propósitos no futuro.
( ) É o elemento que traduz responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação.
( ) Corresponde ao diagnóstico da situação da organização frente às dinâmicas ambientais, relacionando suas forças e fraquezas, criando condições para a formulação de estratégias que representam o melhor ajustamento da organização no ambiente em que ela atua.
( ) Traduzida pela governança corporativa, que oferecerá a transparência necessária no relacionamento com os diferentes grupos de interesses.
( ) Há a concepção segundo a qual esse item se dá a partir da análise competitiva proposta por Porter, composta por forças atuantes sobre a organização: o poder de barganha dos clientes e fornecedores; a ameaça de substitutos e novos concorrentes; e, a rivalidade dos atuais concorrentes.
( ) A organização persegue simultaneamente diferentes objetivos em uma hierarquia de importância, de prioridades, ou de urgência.
( ) Requer um grande esforço de pessoal e emprego de modelos analíticos para avaliação, alocação e controle de recursos. 
A sequência está correta em

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