Questões de Administração Geral da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Geral da FGV

João acaba de ser nomeado para assumir um cargo de gerente de uma equipe de oito pessoas em uma empresa pública. Marcou então uma reunião com toda a equipe, a fim de conhecer melhor as pessoas, entender suas percepções e expectativas em relação ao trabalho. João identificou que os membros da equipe prestaram concurso para a empresa, buscando estabilidade no emprego; gostariam de ter mais autonomia e assumir mais responsabilidades do que as que têm no momento; percebem que a avaliação de desempenho não é transparente e que “nunca se sabe exatamente por que alguém recebeu determinada avaliação”.
De acordo com as teorias de motivação, os membros da equipe apresentam:

Uma organização enfrentou, recentemente, problemas na qualidade dos serviços prestados, perda de produtividade e até um número anormalmente alto de pedidos de demissão de funcionários. A alta direção da organização considera importante aprimorar os sistemas de controle, adotando controles preventivos, simultâneos e posteriores, a fim de evitar que os problemas se repitam e que as melhorias necessárias sejam adequadamente planejadas.
São formas de controle preventivo, simultâneo e posterior, respectivamente:

Sistemas de controle organizacional eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como inteligibilidade e flexibilidade. No entanto, para serem eficazes, os sistemas de controle precisam também se adequar às necessidades de cada organização, levando em conta suas características – ou seja, os sistemas de controle precisam se adequar aos fatores contingenciais que condicionam sua eficácia.
Um fator contingencial relevante e seu respectivo impacto no sistema de controle organizacional são, respectivamente:

No campo da Administração, o estruturalismo propõe que, na sociedade moderna e industrializada, os indivíduos participem em vários sistemas sociais, desempenhando, simultaneamente, diferentes papéis sociais. Para inserirem-se nos sistemas sociais, os indivíduos são capazes de negociação política e desenvolvem estratégias diversas em busca de seus interesses pessoais. Assim, a ação humana não é determinada pelas regras e estruturas organizacionais – que apenas induzem comportamentos e estruturam os jogos de poder – e há sempre uma margem de manobra para a elaboração de estratégias de ação. Dessa forma, o conceito de ser humano proposto pelo estruturalismo enfatiza, entre outros aspectos, a dimensão política do ator social.
Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como:

A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção. A organização racional do trabalho fundamenta-se na análise dos tempos e movimentos do trabalhador, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador – resultando em cargos simples e em trabalho repetitivo. Ao longo do tempo, a racionalização do trabalho evidenciou suas limitações, tais como a monotonia e a desmotivação dos trabalhadores.
No entanto, os cargos simples ainda hoje podem ser encontrados em muitas organizações, pois têm como uma vantagem esperada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis