Questões de Administração Geral da FGV

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#Questão 962917 - Administração Geral, Gestão Estratégica, FGV, 2022, SEFAZ-BA, Agente de Tributos Estaduais - Tecnologia da Informação

A cultura organizacional remete a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio, caracterizando a identidade da organização.
Pesquisando o tema, especialistas observaram que a cultura organizacional se manifestava em distintos níveis, objeto de uma tipologia, sendo que manifestações como o vestuário, os rituais praticados pelos membros e o próprio mobiliário utilizado foram classificadas segundo o nível definido como

Um gerente de uma empresa de grande porte e diversificada está participando do processo de planejamento estratégico da organização em que trabalha. O gerente recebeu a incumbência de realizar uma análise do portfólio de negócios da empresa, a fim de subsidiar as decisões sobre as estratégias de nível corporativo.
Para tal, uma ferramenta gerencial adequada seria:

Um gerente está analisando o processo de contas a pagar da organização em que trabalha, com vistas a elaborar ações para melhoria do processo. O gerente gostaria de aplicar a ferramenta 5W2H e elaborou quatro perguntas: i) o que será feito?; ii) isso pode esperar?; iii) onde será feito?; iv) quando será feito?
As perguntas que estão associadas à ferramenta 5W2H são:

Em uma organização, a diretora de recursos humanos está avaliando os candidatos ao cargo de gerente de uma equipe cujo líder atual irá se aposentar. A equipe é composta por membros muito jovens, recém-contratados e com as competências para o desempenho de suas funções ainda por desenvolver. Além disso, com a saída iminente do atual líder, a equipe tem se mostrado pouco motivada para o desempenho de suas atribuições. A diretora está preocupada e gostaria de escolher um líder com o estilo adequado à situação.
Nessas condições, segundo a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o comportamento mais eficaz de liderança seria:

Uma organização pública vinha enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetiva no desempenho de sua missão institucional. A organização conta com funcionários muito experientes, fortemente treinados e que declaram considerar seu trabalho intrinsecamente satisfatório. No entanto, as equipes de trabalho não são coesas e os funcionários se mostram indiferentes às recompensas oferecidas pela organização. Um novo presidente assumiu o comando da organização, prometendo mudanças. Avaliando que o estilo de liderança na organização não era eficaz, o presidente substituiu os líderes antigos, orientados para as tarefas, por líderes orientados para as pessoas. Ao fim de dois anos, nenhum impacto significativo pôde ser observado no desempenho organizacional.
No contexto descrito, de acordo com as abordagens contemporâneas de liderança, é provável que tenha ocorrido o seguinte: 

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