Questões sobre Gestão Estratégica

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Listagem de Questões sobre Gestão Estratégica

Considerando que a cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização que a diferencia das demais, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Inovação. 2. Atenção aos detalhes. 3. Orientação para os resultados. 4. Foco na pessoa. 5. Foco na equipe. 6. Agressividade. 7. Estabilidade.
( ) Grau em que as pessoas são competitivas, em vez de tranquilas. ( ) Grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. ( ) Grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. ( ) Grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. ( ) Grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento. ( ) Grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. ( ) Grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos.
A sequência está correta em 

Confúcio, filósofo chinês que viveu aproximadamente em 2500 a.C., naquela época, já enfatizava que se a linguagem não é correta, o que é “dito não é o que se pretende dizer”; se “o que é dito não é o que se pretende dizer, o que deve ser feito fica por fazer”. Isso acontece devido às barreiras presentes na comunicação. Sobre o exposto, relacione adequadamente as barreiras da comunicação indicadas às respectivas características.
1. Barreiras físicas. 2. Barreiras pessoais. 3. Barreiras semânticas.
( ) Limitações decorrentes dos símbolos através dos quais a comunicação é feita. ( ) Interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação. ( ) Interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
A sequência está correta em

Sobre gestão de projetos, relacionamentos interpessoais, trabalho em equipe, no contexto da gestão pública, uma competência “intrapessoal” é a capacidade de

O planejamento tem como finalidade a forma como serão aplicados os recursos, financeiros e humanos, para que um determinado objetivo seja alcançado, se será a curto ou longo prazo, ale?m de “desenhar” como isso deverá acontecer. Sobre os tipos de planejamento, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Planejamento estratégico. 2. Planejamento participativo. 3. Planejamento tático.
( ) É muito utilizado na área empresarial; porém, pode ser utilizado também na área social, pois tem como função auxiliar na definição dos objetivos, das táticas e das metas a serem alcançadas.
( ) Agrega ao processo a noção de mobilização, de movimento, de manejo de técnicas, de recursos, enfim, de todos os meios (táticos) necessários que o gestor dispõe para enfrentar o oponente, ou uma “situação” complexa.
( ) Inclui distribuição do poder; inclui possibilidade de decidir na construção não apenas do “como” ou do “com que” fazer, mas também do “o que” e do “para que” fazer.
( ) Planejamento realizado no nível intermediário da organização e se ocupa, dentre outros fatores, com a alocação de recursos. Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos.
A sequência está correta em

Analise as afirmativas a seguir.
I. A administração eficaz, através de suas funções administrativas, sustenta o bom desempenho empresarial. II. O administrador deve ter a capacidade de elaborar, implementar e consolidar projetos nas organizações. III. O desenvolvimento organizacional independe da eficácia da comunicação empresarial. IV. O departamento financeiro fica isolado dos demais departamentos da empresa; por isso, não demanda de uma gestão administrativa.
Está correto o que se afirma apenas em 

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