Questões sobre Gestão da Qualidade

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Listagem de Questões sobre Gestão da Qualidade

Chiavenato (2020) define que os procedimentos são geralmente transformados em rotinas e expressos na forma de um gráfico. A figura abaixo retrata a sequência de uma rotina por meio de linhas – que traduzem as diversas tarefas ou atividades necessárias para a execução da rotina – e de colunas – que representam, respectivamente, os símbolos das tarefas ou operações, os funcionários envolvidos na rotina, o espaço percorrido para a execução e o tempo despendido. Assim, de acordo com o referido autor, o gráfico abaixo se denomina:

Imagem associada para resolução da questão

Marras (2017) define que os principais problemas de um sistema de avaliação estão muito mais ligados diretamente às questões daquele que avalia do que ao instrumento propriamente dito. Assim, segundo o referido autor, no âmbito das atitudes conscientes do avaliador, os seguintes efeitos aparecem com mais frequência:


I. O efeito excesso de qualidade que acontece quando o avaliador se deixa influenciar por uma qualidade fortemente presente no conjunto de características do avaliado.

II. O efeito halo que é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado, que o marcou de forma tão significativa que o impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

III. O efeito tendência central que é aquele em que o avaliador “força” sua avaliação num ponto central da escala, entre outros motivos.


Quais estão corretos?

#Questão 964760 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Administração

 Conforme Chiavenato (2010), o cerne desta metodologia é a reinvenção da organização, eliminando práticas e costumes que se tornaram obsoletos para adequar-se aos novos mecanismos de produção, novas atividades, processos e até mesmo novos produtos. Essa estratégia foi desenvolvida por Michael Hammer e James Champy em meados dos anos 1990. O texto apresentado se relaciona com:

#Questão 964761 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Administração

De acordo com Chiavenato (2010), em essência, essa atividade é a comparação do desempenho de uma empresa, divisão, um setor ou processo com o melhor desempenho alcançado em qualquer outra organização. A comparação não deve ser necessariamente com o concorrente ou no mesmo setor de atividade em que se atua, podendo ser realizada a partir dos melhores desempenhos existentes em qualquer parte do mundo. Ele encoraja as empresas a buscarem, além de suas fronteiras, os fatores-chave de sucesso que podem influenciar o seu desempenho. O trecho destacado apresenta o conceito de: 

#Questão 964763 - Administração Geral, Gestão da Qualidade, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Administração

O Ciclo PDCA visa identificar e organizar as atividades de um processo de solução de problemas de modo a garantir, de maneira eficaz, o desenvolvimento de uma atividade planejada. A utilização correta dessa ferramenta permite à empresa crescer sempre com uma base sólida, promovendo a melhoria contínua do processo" (LOBO, 2020). Sobre o PDCA, assinale a alternativa correta.

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