Questões sobre Abordagem Neoclássica da Administração

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Listagem de Questões sobre Abordagem Neoclássica da Administração

A respeito da administração por objetivos (APO), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A APO é um método no qual as metas são definidas pelo gerente sem interferência dos subordinados, e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados. ( ) O aparecimento da APO ocorreu em 1954 quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre esse assunto, sendo considerado o pai da APO. ( ) APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

Planejar é uma das funções básicas de um Gestor. A partir dos objetivos organizacionais, advindos do planejamento, o gestor pode acompanhar, avaliar, corrigir as ações de sua área, visando a busca da excelência na prestação de serviços públicos, segundo estipulado pela organização a que serve. Acerca dessa temática analise as assertivas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
( ) Diretrizes são planos prescritos para o desempenho de uma tarefa específica. ( ) As políticas, de forma geral, são definidas no nível estratégico das organizações. ( ) Metas são alvos a atingir em curto prazo. ( ) Normas e procedimentos são instrumentos que auxiliam na execução de uma tarefa. ( ) Executar e avaliar são funções esperadas de um gestor.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

___________ é uma função do processo administrativo que, mediante a comparação com padrões previamente estabelecidos, procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações, com a finalidade de realimentar os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho ou interferir em funções do processo administrativo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a definição da função: 

Referindo-se as ações de Planejamento, Organização, Direção e Controle, analise as sentenças:
I - Planejamento refere-se a atividade relativa ao estabelecimento de objetivos e ações apropriadas para alcança-los, incluindo a análise da situação atual, a previsão de eventos, a determinação das atividades em que a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e a alocação dos recursos necessários para atingir as metas estabelecidas. II - Organização diz respeito a reunir e ordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao alcance dos objetivos que caracterizam essa função. III - No processo de organizar incluem as atividades de atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos, criando condições para que as pessoas trabalhem juntas visando alcançar o máximo desempenho. IV - O processo de direção refere-se a coordenar, liderar, motivar e comunicar-se com os funcionários – individualmente e em grupos – estimulando-os a trabalhar de forma produtiva. V - As atividades de direção envolvem contato diário, o que ajuda a coordenar os funcionários e a inspirá-los a alcançarem objetivos. VI - Por controle entende-se os processos de monitorar e implementar planos, assegurando-se de que os objetivos sejam atingidos. VII - As atividades especificas de controle estão voltadas ao estabelecimento de padrões que indiquem o rumo de objetivos de curto, médio e longo prazos.
Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:

Um gestor público, numa reunião de apresentação, ao explicar que o processo administrativo compreende as várias funções administrativas desenvolvidas no ambiente das organizações, teria cometido erros básicos, deixando uma má impressão. Leia as definições por ele apresentadas.
I. Planejamento: estabelece os objetivos da organização, especificando a forma como os mesmos serão alcançados, a partir de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas.
II. Organização: coordena todos os recursos do órgão público, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento estabelecido.
III. Direção: estabelece padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a organização espera, maximizando a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas, segundo o poder diretivo da organização.
IV. Controle: determina que os subordinados executem o que deve ser feito, pressupondo que as relações hierárquicas estão bem definidas, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a concretização dos objetivos definidos.
Assinale a alternativa correspondente aos erros cometidos. 

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