Questões de Administração Financeira e Orçamentária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Administração Financeira e Orçamentária

#Questão 901274 - Administração Financeira e Orçamentária, Ciclo Orçamentário, VUNESP, 2023, TCM-SP, Auditor de Controle Externo - Especialidade: Administração

A elaboração do orçamento obedece a leis, normas e orientações técnicas. A elaboração da proposta cabe ao Poder Executivo. Há determinados núcleos ou agrupamentos, pertencentes à administração direta e indireta, que detalham a proposta em atividades e projetos. Tais núcleos ou agrupamentos são esses denominados na forma legal como: 

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de juros que torna a soma dos fluxos de caixa (entradas menos saídas) a valor presente, subtraído o investimento inicial, igual a zero. A TIR demonstra ao investidor qual a taxa de desconto mínima necessária para que o projeto apresente rentabilidade superior a zero em relação ao capital aplicado. Em análises de investimentos, a TIR geralmente é comparada à Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Analise as assertivas abaixo: 
I. Caso a TIR seja menor que a TMA, o investimento é matematicamente não atrativo, pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento de baixo risco. II. Caso a TIR seja maior que a TMA, o investimento é matematicamente atrativo. III. Caso a TIR seja igual à TMA, o investimento está matematicamente em uma situação de igualdade. IV. A TIR deverá apresentar previsão de retorno 25% superior ao TMA, no mínimo, pois se trata de investimento de maior risco.
Quais estão corretas? 

De acordo com a Resolução CMN nº 5.047/2022, os bancos de desenvolvimento somente podem operar com: 
I. Pessoas jurídicas de direito público ou entidade direta ou indiretamente por elas controladas. II. Pessoas naturais residentes e domiciliadas no País, desde que os recursos concedidos sejam vinculados à execução de projeto aprovado pela própria instituição, à integralização de capital social ou à aquisição do controle acionário de sociedades empresárias cujas atividades tenham importância para a economia estadual ou regional. III. Pessoas jurídicas de direito privado sediadas no Brasil ou nos demais países do Mercosul, desde que a operação principal da empresa seja realizada em solo brasileiro.
Quais estão corretas?

Os créditos orçamentários podem ser aqueles inicialmente previstos e dotados na Lei Orçamentária Anual (LOA) ou os créditos adicionais, que se destinam a cobrir despesas não previstas ou com dotação insuficiente na LOA.
Um analista orçamentário estava analisando a prestação de contas de um ente público relativa a um dado período, tendo como escopo os créditos orçamentários, e uma diferença que o analista deve considerar entre esses dois créditos é que: 

O controle das despesas é auxiliado por classificações predefinidas que permitem análises da alocação dos recursos públicos sob diferentes perspectivas.
Sob a perspectiva da classificação funcional, inicialmente instituída pela Portaria nº 42/1999, considera-se que apresenta utilidade como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental e:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis