Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
O diagnóstico de indicadores zootécnicos, como idade ao p
#Questão 967039
-
Agropecuária
,
,
CS-UFG
,
2022
,
UFJ
, Técnico em Agropecuária
O diagnóstico de indicadores zootécnicos, como idade ao primeiro parto (IPP) de novilhas bovinas, intervalo de partos (IEP), período de lactação (PL), taxa de lotação de pastagens (TLP), entre outros, funciona com ferramentas, as quais quando avaliadas, periódica e conjuntamente, permitem identificar limitações estruturais e\ou de funcionamento do sistema de produção pecuário e elaborar metas de superação. Assinale a afirmação abaixo que não está correta, considerando os indicadores zootécnicos citados.
A) A produção por lactação deve ser a maior possível em função da raça e das condições de manejo adotadas. No caso de sistema de produção de leite a pasto, a produção acima de 3 mil litros por vaca em 305 dias de lactação é considerada boa. Vacas da raça Holandesa, confinadas ou semiconfinadas, deverão produzir acima de 7 mil litros por lactação em 10 meses. Associando esse indicador à taxa de lotação das pastagens (TLP), que no Brasil é superior a 2,5 unidades animal por hectare (UA/ha), tem representada a elevada produtividade pose r área.
B) A percentagem de vacas em lactação (%VL) representa a participação no rebanho dos animais que diariamente permitem a entrada de renda na Unidade de Produção Agropecuária. A %VL é calculada dividindose o número de vacas em lactação pelo número total de vacas do rebanho, multiplicado por 100. Essa variável deve resultar das anotações mensais sobre número de vacas secas e em lactação e do cálculo da média anual. O ideal é que fique próxima de 83%.
C) A duração da lactação (DL) é o período em dias decorridos do parto até o final da lactação (secagem da vaca), característica que depende, dentre outros fatores, da genética da vaca. Obtémse a DL com o controle leiteiro (semanal, quinzenal ou mensal) e depois se estabelecem a duração e a curva de lactação de cada vaca. O ideal é uma lactação de 10 meses para bovinos, a exemplo da raça Holandesa, e para gado mestiço meio Holandês x Zebu deve ser acima de 290 dias.
D) A taxa de prenhez representa o número de vacas prenhes dividido pelo número total de vacas do rebanho (vacas prenhes mais vacas vazias), multiplicado por 100. Caso fique entre 75% e 80%, indica boa eficiência reprodutiva.
E) O intervalo de partos (IEP) é o tempo decorrido entre dois partos consecutivos de uma vaca e corresponde ao período de serviço mais o período de gestação. Determina a fertilidade individual da vaca. Esse índice não considera animais inférteis, estéreis e aqueles eliminados do rebanho, além de não incluir novilhas e exigir pelo menos dois partos para ser medido. Cada mês d e redução no IEP, tendo como base o ideal de 12 meses de IEP, representa aumento na produção de leite e aumento no número de bezerros produzidos.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...