Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Leia os seguintes trechos: “...a divisão do trabalho [.
#Questão 955280
-
Sociologia
,
,
IF-TO
,
2023
,
IF-TO
, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia
Leia os seguintes trechos:
“...a divisão do trabalho [...] não serviria apenas para dotar nossas sociedades de luxo, invejável talvez, mas supérfluo; ela seria uma condição de existência da sociedade. Graças à divisão do trabalho, ou pelo menos por seu intermédio, se garantiria a coesão social; ela determinaria os traços essenciais da constituição da sociedade. Por isso mesmo [...] caso seja realmente função do trabalho, ela deve ter um caráter moral, porque as necessidades de ordem, de harmonia e de solidariedade social são geralmente consideradas morais.” (DURKHEIM, Émile. Método para determinar a função da divisão do trabalho. In: RODRIGUES, J. A. (org.). Émile Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. Pág. 66)
“[a Sociologia é a] ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e de seus efeitos.” (WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Moraes, 1987. Pág. 9)
“A moderna sociedade burguesa, saída do declínio da sociedade feudal, não aboliu as oposições de classes. Apenas pôs novas classes, novas condições de opressão.” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988. Pág. 66-67)
Nesse sentido, o conceito de Sociedade é fundamental para o campo Ciências Sociais e, assim como conceito de cultura e foi objeto de definições diferentes entre autores clássicos como Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Entre as alternativas a seguir, assinale a
incorreta
, conforme as concepções de sociedade desses autores:
A) Em Emile Durkheim, a sociedade é um fenômeno sui generis, não redutível às leis da natureza, pois seus processos essenciais de coerção, generalidade e exterioridade em relação ao indivíduo decorrem de normas propriamente humanas e coletivas, possuindo uma natureza própria.
B) Em Karl Marx, os tipos específicos de sociedade existentes na história humana resultam do nível de desenvolvimento das forças produtivas em face das relações sociais de produção. A luta de classes, para este pensador, é o motor da História. Nesse sentido, o indivíduo é um sujeito da práxis social.
C) Em Karl Marx, a sociedade é um fenômeno supraindividual, que resulta do intercâmbio histórico entre o homem e a natureza através do trabalho, que ao mesmo tempo cria e transforma as relações sociais entre os seres humanos.
D) Em Karl Marx e Emile Durkheim, a sociedade é um fenômeno formado pela expectativa recíproca dos sentidos que as ações individuais têm. Isto é o que determina inclusive o método adotado por ambos os autores, a utilização dos Tipos Puros ou Ideais.
E) Para Max Weber, sociólogo alemão, a sociedade é resultado das múltiplas ações sociais praticadas por indivíduos e grupos que, quando reciprocamente orientadas, se manifestam como relações sociais. Por essa razão a complexidade da sociedade é extremamente difícil de ser entendida. Nesse sentido, cabe ao sociólogo buscar compreender o sentido das ações e relações sociais.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...