Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Contardo Calligaris (1948-2021) foi um psicanalista e escri
#Questão 955279
-
Sociologia
,
,
IF-TO
,
2023
,
IF-TO
, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia
Contardo Calligaris (1948-2021) foi um psicanalista e escritor italiano que passou as últimas décadas de sua vida radicado no Brasil. O seu interesse pela cultura brasileira resultando num grande conhecimento sobre a mesma, combinando com um olhar de psicanalista estrangeiro fizeram com que ele publicasse inúmeros artigos em que abordando, entre outras coisas, a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas.
No mesmo sentido, no ensaio Brasil, país do futuro de quem?, Calligaris escreve o seguinte: “Se penetramos no Éden, foi como ladrões de frutas”. Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, define a posição do colonizador brasileiro com as palavras “colher o fruto sem plantar a árvore”, situando assim sua tipologia psicológica.” (CALLIGARIS, Contardo. Brasil, país do futuro de quem? IN: Hello, Brasil! E outros ensaios: Piscanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo, Fósforo, 2021. Pág. 206)
As questões levantadas por Contardo Calligaris abordam aspectos relacionados à formação e, consequentemente, o tipo de estratificação social que se apresentam no Brasil. Essas mesmas questões também foram estudadas por sociólogos, como por exemplo o sociólogo alemão Max Weber. Muito embora em contextos diferentes, os conceitos weberianos também podem ser utilizados para entender a situação brasileira com relação à estratificação. Sendo assim, de acordo com as ideias weberianas sobre o tema, é
correto
afirmar que:
A) Médicos, engenheiros e advogados são designados de doutores porque suas profissões beneficiam mais a sociedade que as demais e porque somente eles são atores da ação social (racional com relação a fins e tradicional).
B) As sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social multidimensional, articulando, sobretudo, critérios de renda, status e poder, mas também modos de pensar politicamente.
C) A titulação acadêmica objetiva à intimidação social e à demarcação de hierarquias que culminem em uma sociedade de castas.
D) Segundo Weber, a intimidação social perante os subalternos expressa a materialização das castas nas sociedades modernas ocidentais, estando essas classes legitimadas pelo estado e com monopólio do uso da violência simbólica.
E) O que define a estratificação social, segundo Weber, é a relação interpessoal entre os ricos e os pobres. Assim, nas sociedades modernas ocidentais, a diversidade das origens, das funções sociais e das condições econômicas são critérios apenas subjetivos de estratificação.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...