Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
A teoria sociológica clássica, comumente entendida por se
#Questão 955277
-
Sociologia
,
,
IF-TO
,
2023
,
IF-TO
, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia
A teoria sociológica clássica, comumente entendida por ser composta por três grandes linhas de pensamento, a saber: o Positivismo (com muitas derivações), a sociologia compreensiva weberiana (também conhecida por outras nomenclaturas) e o marxismo (do mesmo modo com derivações e outras nomenclaturas). Os grandes expoentes dessas correntes são os pensadores Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, respectivamente. Para além do fato de que suas respectivas ideias possuem validade até os dias atuais, esses são considerados autores clássicos porque conseguiram, em certa medida, dar conta da realidade como todo e, assim, fornecer explicações sobre o comportamento dos indivíduos, mas, também sobre as instituições e suas estruturas. O que quer dizer que, considerando que todos tiveram como objeto de análise a mesma sociedade capitalista, as instituições presentes nessa sociedade puderam ser analisadas sob diferentes óticas ou ponto de vista. Em alguns momentos tais análises até se aproximam. Em outros, no entanto, se distanciam. Um exemplo de como esses pensadores pensaram o mesmo objeto a partir de lógicas diferentes é o conceito de Estado. As análises feitas por Durkheim, Weber e Marx sobre os Estado são conhecidas como “conceitos sociológicos de Estado”. A seguir, estão relacionados conceitos e autores. Aponte a alternativa em que o conceito esteja
ou errado ou relacionado de modo equivocado
ao pensador da Sociologia:
A) Para Marx, o Estado é uma organização cuja finalidade é juridicamente definida para opressão da classe trabalhadora. Tal opressão é legítima e possível sobretudo porque o Estado não possui nenhuma relação com a produção de riqueza.
B) Para Weber, o Estado é uma instituição que possui o monopólio legítimo do uso a violência.
C) Segundo Durkheim, o Estado é uma instituição social que se relaciona, num certo sentido, com aspectos morais da vida em sociedade.
D) Durkheim acreditava que o Estado tem um papel nas sociedades modernas muito similar ao tido por outras instituições em outros momentos da história ocidental: o papel da Igreja católica, por exemplo, durante a Idade Média.
E) Todas as alternativas estão corretas.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...