Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Leia os dois trechos a seguir sobre leitura: “[…] a m
#Questão 946045
-
Português
,
Interpretação de Textos
,
UFPR
,
2023
,
IF-PR
, Letras Português
Leia os dois trechos a seguir sobre leitura:
“[…] a maioria dos estudantes aprende efetivamente muito pouco em relação às habilidades requeridas para sua integração satisfatória no mundo contemporâneo e [...] a verdadeira democratização da leitura ainda não acontece”.
LEIRIA, E. L. A escolarização da leitura no Brasil: uma visão histórica.
Linguagens & Cidadania,
v. 14, jan./dez., 2012, p. 11.
“Alguns estudiosos mostram que os níveis de leitura dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível satisfatório, e as intervenções, se há, para mudar esses índices, não produzem efeito”.
KLEIMAN, A. B.
Leitura
: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008, p. 17-18.
Ambas as autoras constatam o fracasso do ensino da leitura no Brasil. Para mudar esse cenário, foi sugerida a Perspectiva Interacionista de Leitura (KLEIMAN, 2008), segundo a qual:
A) o leitor é um sujeito cognitivo, que recebe conhecimento e decifra o significado.
B) na caracterização de leitura como interlocução, há uma relação entre o objeto e o leitor.
C) o processo entre os sujeitos sociais é necessariamente dinâmico e mutável.
D) os conhecimentos do leitor interagem com as unidades que são percebidas para, a partir daí, se chegar a uma síntese.
E) ocorre a manipulação de sequências discretas de sentenças pelo leitor sem a preocupação com o significado global do texto.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...