Texto II [...] o estudo de gramática não é um caminho

#Questão 939225 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto II

[...] o estudo de gramática não é um caminho conveniente para desenvolver o desempenho na leitura e na escrita (muito menos na fala). Outra coisa que a gramática não deveria ser é um instrumento de ensino normativo. Aqui, sua ação tem sido mais que inútil, tem sido desastrosa.

O grande perigo é transformar a gramática – uma disciplina já em si um tanto difícil – em uma doutrina absolutista, dirigida mais ou menos exclusivamente à “correção” de pretensas impropriedades linguísticas dos alunos. A cada passo, o aluno que procura escrever encontra essa arma apontada contra sua cabeça: “Não é assim que se escreve (ou se fala)”, “Isso não é português” e assim por diante.

(PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.33)


Considere o Texto II para responder à questão.

O autor apresenta reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa e considera que:

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