Em maio de 2014, a Festa de Nossa Senhora do Rosário da Co

Em maio de 2014, a Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade dos Arturos foi declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, no contexto do Registro da Comunidade dos Arturos, em Contagem. Foi o primeiro registro de uma comunidade tradicional como patrimônio cultural, fato que ampliou a noção da categoria de lugares e que possibilita outros reconhecimentos. A comunidade é responsável pela manutenção de diversos bens culturais, como a Festa do João do Mato, a Festa daAbolição, o conhecimento sobre as plantas, a Folia de Reis, o Congado, as Guardas de Congo e Moçambique e a sua cozinha tradicional. Além da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Arturos, também foram reconhecidos o Reinado / Congado dos Arturos e o Rito da Benzeção nos Arturos, bens culturais também relacionados à Comunidade dos Arturos.
Disponível em: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/ programas-e-acoes/patrimonio-cultural-protegido/bensregistrados/details/2/2/bens-registrados-comunidade-dosarturos. Acesso em: 22 ago. 2022.

A tradicional Comunidade dos Arturos, sediada em Contagem, é responsável pela manutenção de diversos bens culturais, ritos e tradições herdadas de um passado marcado pela

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis