Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
A fragilidade é um exemplo de resultado adverso geriátric
#Questão 925350
-
Fisioterapia
,
,
Instituto Consulplan
,
2023
,
MPE-MG
, Analista do Ministério Público - Fisioterapia
A fragilidade é um exemplo de resultado adverso geriátrico grave, pois aumenta substancialmente após a idade de 75- 80 anos, identifica um subgrupo com baixa resistência e alto risco de dependência, quedas e mortalidade. Esta condição tem sido reconhecida como uma síndrome geriátrica, por apresentar sintomas complexos, possuir alta prevalência em idosos, ser resultante de várias doenças e múltiplos fatores de risco, representando, portanto, uma prioridade para a saúde pública. Os aspectos funcionais afetados pela condição de fragilidade são aqueles dependentes de energia e velocidade de desempenho, acometendo tarefas que demandam mobilidade. A partir dessa perspectiva, um dos marcadores do fenótipo de fragilidade é a velocidade da marcha (VM). A redução da VM é o principal indicador de fragilidade física em idosos. Ao analisar as alternativas propostas, uma está em DESACORDO com as informações vigentes e atuais acerca sobre essa importante análise, que fundamenta adoção de práticas clínicas com base científica e que proporciona resultado a essa população; assinale-a.
A) A velocidade da marcha (VM) é um determinante significativo de saúde e até mesmo nomeado por alguns autores como sexto sinal vital. É considerado um instrumento avaliativo de medida rápida, com baixo custo e de boa reprodutibilidade em idosos comunitários. Evidências sugerem que a VM, em idosos, está associada a diversos desfechos adversos em saúde, tais como declínio cognitivo.
B) O fenótipo de fragilidade é uma ferramenta utilizada para avaliação da fragilidade em idosos, composto pelos itens perda de peso, exaustão, baixo nível de atividade física, fraqueza muscular e lentidão na marcha e, classifica o idoso em frágil, pré-frágil e não frágil, de acordo com número de itens negativos. Estudos em diferentes populações já foram realizados e sugerem pontos de cortes variados para a Velocidade da Marcha Habitual (VMH), que variam entre 0,8 a 1,2 m/s, independente do sexo embora diferenciando por faixa etária (60-69; 70-79; 80-89; 90-99; 100+).
C) Com o avanço da idade, são observadas modificações da postura ereta. As principais modificações apresentadas envolvem aumento da curvatura cifótica da coluna torácica, diminuição da lordose lombar, aumento do ângulo de flexão do joelho, o deslocamento da articulação coxofemoral para trás e a inclinação do tronco para frente. Quando pensamos diretamente na marcha, as alterações são: velocidade reduzida, comprimento da passada e cadência diminuído, diminuição da altura do passo, aumento do tempo de duplo apoio, diminuição da amplitude de movimento nas articulações de quadril, joelho e tornozelo e diminuição da dissociação de cinturas.
D) Cada indivíduo tem um padrão de marcha que representa uma maneira de deslocar-se no ambiente, de maneira aceitável, com menor esforço físico e estabilização adequada. Entretanto, existem certas características na locomoção que permitem a padronização do movimento. A VM pode ser influenciada pelo estado de saúde do indivíduo, controle neuromuscular, condição cardiorrespiratória, nível de atividade física, funções sensorial e perceptual, bem como pelas características do ambiente em que caminha. Ao longo do tempo, esses processos combinados levam à escassez de energia disponível, inclusive para o equilíbrio homeostático do organismo. Assim, os idosos podem desenvolver comportamentos adaptativos, como a redução da VM. A marcha consiste em uma sequência de repetições de movimentos dos membros inferiores para mover o corpo à frente, enquanto, simultaneamente, a postura é mantida estável.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...