Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
A intervenção do profissional Engenheiro Florestal em ati
#Questão 919889
-
Engenharia Florestal
,
Silvicultura
,
Instituto Consulplan
,
2023
,
FEPAM - RS
, Engenheiro Florestal
A intervenção do profissional Engenheiro Florestal em atividades de silvicultura visa disponibilizar os produtos e benefícios das florestas, em quantidade e qualidade, para o mercado. A atividade silvicultural como um empreendimento procura a perfeita integração entre os aspectos econômicos desejados pelo setor empresarial e aspectos legais exigidos pelo poder público; assim, um profissional habilitado irá contribuir e dar suporte aos leigos. A seguir, assinale a afirmativa INCORRETA em relação à silvicultura de espécies exóticas.
A) Na indústria mobiliária, a madeira serve de matéria-prima, e na indústria naval a mais utilizada são espécies como
Eucalyptus camaldulensis
. A madeira no processo de transformação pode ser utilizada na produção direta de chapas do tipo
medium density fiberboard
, que é um tipo de madeira altamente resistente e com volumetria e densidade para fabricação de móveis.
B) Outra alternativa energética é a obtenção de álcool de madeira, que foi testada anteriormente; entretanto, não teve sucesso devido ao alto custo de produção quando comparado com o álcool oriundo da cana-de-açúcar. Ainda como fonte de energia podem ser utilizados os resíduos de serragem ou maravalhas, pela sua queima direta ou para produção de briquetes, que serão futuramente queimados.
C) Do ponto de vista de produtividade, a floresta é vista como fonte de matéria-prima; destaca-se pela madeira que pode ser utilizada em estado bruto ou com pouca transformação, por desdobro primário, como postes, moirões, dormentes, andaimes, vigas e outros produtos. Na área da construção civil, usa-se para sustentação de telhados, esquadrias, batentes, tacos, lambris e assoalhos, e estende seu uso para a confecção de pequenos objetos como cabos, caixas e fósforos.
D) A floresta produz outros produtos, além dos madeireiros, que são: a essência aromática extraída das resinas extraídas de
Pinus spp
., o látex extraído da
Hevea sp
., gomas, tanino, cortiça, óleos, como o extraído de
Orbygnia
sp., babaçu, tinturas e outros produtos. Salienta-se para a extração de produtos alimentares, como castanhas, erva- -mate, pinhão e cupuaçu ou as leguminosas forrageiras, como
Prosopis juliflora
,
Algaroba e Leucaena leucocephala
, leucena, além de uma série de produtos de uso medicinal, como o bálsamo.
E) O aspecto protetivo e social deve ser analisado concomitante ao aspecto produtivo das espécies florestais, visto que as florestas podem produzir benefícios diretos e indiretos. Os benefícios diretos estão relacionados com os produtos e subprodutos que a floresta pode oferecer, além da geração de empregos. Os benefícios indiretos são resultantes da proteção do ambiente e das influências positivas no microclima desses maciços e nas regiões circunvizinhas, além da preservação ou conservação de sítios especiais, com o lazer e com a qualidade de vida.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...