Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Uma pesquisa descritiva e quantitativa, de base populaciona
#Questão 918700
-
Farmácia
,
Farmacologia
,
UFSC
,
2023
,
UFSC
, 2023 - UFSC - Farmacêutico
Uma pesquisa descritiva e quantitativa, de base populacional, conduzida por farmacêuticos e publicada no
site
do Conselho Federal de Farmácia, dá conta de que pelo menos 1.255.435 casos de intoxicação foram registrados no Brasil entre 2012 e 2021. Destes, 596.086 casos foram provocados por medicamentos e o principal motivo relatado foi tentativa de autoextermínio, presente em 391.635 notificações, o que corresponde a 65,70% dos casos de intoxicações medicamentosas. De acordo com registros do Ministério da Saúde referentes aos períodos de 2018, 2019 e 2020, os casos de morte por intoxicação intencional envolvem pessoas com idade entre 15 e 80 anos. Os dados parciais de 2020 apontam mudança na faixa etária: pessoas entre 20 e 29 anos correspondem ao grupo com maior número de mortes. No Brasil, temos números elevados de indivíduos que consomem remédios por conta própria, e isso traz prejuízos à saúde pública. Esses dados reforçam a necessidade de uma educação em saúde voltada para o uso racional de medicamentos e ressalta a importância da atuação dos profissionais de saúde nesse processo. Com relação ao contexto atual do tema de intoxicação medicamentosa e medicamentos usados no autoextermínio, assinale a alternativa correta.
A) O principal motivo associado à problemática da automedicação e do autoextermínio é a difícil aquisição de medicamentos.
B) A administração concomitante de paracetamol com zidovudina leva à potencialização da toxicidade de ambas. Medicamentos capazes de ativar enzimas microssomais hepáticas, como fenobarbital e isoniazida, aumentam o efeito hepatotóxico do paracetamol.
C) Os grupos de medicamentos que mais causam autoextermínio no Brasil são os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos e anti-inflamatórios.
D) Entre os medicamentos que mais causam intoxicações estão o paracetamol, o fenobarbital e a carbamazepina.
E) O paracetamol é considerado nefrotóxico e pode promover uma lesão através de três mecanismos, ocorrendo de maneira independente ou em associação. A forma mais comum é a “overdose” (ingestão de doses superiores a 10 g em adultos e até 150 mg/kg em crianças).
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...