A. I - P...

#Questão 8888 - Administração, Administração de Marketing, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Engenheiro (Língua Estrangeira (Inglês))

  • 16/03/2018 às 03:23h
    0 Votos

    A Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada no Planejamento de Marketing que possibilita determinar as estratégias de produto e de crescimento de mercado. Na prática, auxilia na localização de oportunidades de crescimento em unidades de negócio.
    Também conhecida como Matriz de produto/mercado, a matriz de Ansoff foi criada por Igor Ansoff (1918 ? 2002), um administrador de empresas e matemático russo, conhecido por ser o pai da Administração Estratégica de Empresas.
    Ansoff discordava dos ?pais? da Administração, como Tylor e Fayol que miravam seus estudos para dentro das empresas. Ansoff afirmava que o ambiente externo era tão ou mais importante para uma organização que a sua estrutura interna. Dessa forma, a partir da segunda metade do Século XX, diversos pesquisadores aderiram aos conceitos de Ansoff, surgindo assim, o que chamamos, atualmente, de Planejamento Estratégico.
    A Matriz de Ansoff inseria em seus quadrantes, além dos produtos, os mercados em que a unidade de negócios atuava ou iria atuar. Hoje em dia, a matriz é utilizada não apenas para unidades de negócios, mas, também, para organizações como um todo.
    A Matriz de Ansoff cruza produtos (novos e existentes) com mercados (novos e existentes) gerando, assim, 4 quadrantes, cada um com a sua própria estratégia específica:

    Penetração de Mercado (Produtos Existentes em Mercados Existentes)
    Desenvolvimento de Mercado (Produtos Existentes em Novos Mercados)
    Desenvolvimento de Produtos (Novos Produtos em Mercados Existentes)
    Diversificação (Novos Produtos em Novos Mercados)

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis