Um cinema realizou uma pesquisa sobre pipoca com 150 clie...

#Questão 867227 - Matemática, Probabilidade, QUADRIX, 2021, CRP -MS, Provas: Assessoria Técnica Agente de Orientação e Fiscalização Assessor Técnico da Comissão de Ética

Um cinema realizou uma pesquisa sobre pipoca com 150 clientes. Desses clientes, 40% gostam de pipoca doce, 90 gostam de pipoca salgada e 30 não gostam de nenhuma dessas opções.


Com base nessa situação hipotética, julgue o item.


Selecionando-se aleatoriamente uma pessoa que não gosta de pipoca salgada, a probabilidade de essa pessoa gostar de pipoca doce é maior que 50%.

  • 09/07/2021 às 07:47h
    3 Votos

    Total de clientes:
      150 dos quais 40% gostam de pipoca doce, 90 pipoca salgada e 30 nenhuma    das opções.
    Primeiro passo:
       ACHAR A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE GOSTAM DE PIPOCA DOCE.                               
    150-----100%
                               X------40% => 10x = 600 (após regra de três),
    R: 60 pessoas gostam de pipoca doce.

    Segundo passo: Achar a interseção entre os dois conjuntos (dos qque gostam de pipoca doce e pipoca salgada).
                                 60+90+30 (todos os conjuntos) =180 
    OBS: o número de pessoas ultrapassou o valor total, pois existem aqueles que gostam dos dois tipos de pipoca.
                               180 - 150(valor total de pessoas) R: 30.

    Terceiro passo: Retirar a diferença de 30 dos conjuntos pipoca doce e salgada. 
             60 - 30 = 30 (grupo pipoca doce sem pipoca salgada);
             90 - 30 = 60 (grupo pipoca salgada sem pipoca doce)
              e o valor 30 não faz parte de nenhum conjunto.

    Quarto passo: Fazer a probabilidade que o comando pede. 

                       Probabilidade é a razão do número de eventos possíveis sobre o 
                      número amostral = P = n(E)/n(A) => 30/150 simplificando
                     3/15 simplificando por 3 = 1/5 que é igual a 0,2 que transformando
                    em porcentagem da 20%, portanto esta pergunta tá ERRADA.

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