Marcondes comprometeu-se, em contrato de compra e venda,...

Marcondes comprometeu-se, em contrato de compra e venda, a transferir a propriedade de um veículo a André, mediante pagamento a ser realizado em dez prestações. O contrato dispõe que, após o adimplemento da quarta parcela, Marcondes entregaria a posse do bem a André. Dias antes do vencimento da quarta parcela, Marcondes soube que André perdeu grande parte do seu patrimônio em um jogo de azar. Diante da situação hipotética, é correto afirmar que:

  • 29/06/2021 às 01:33h
    4 Votos


    CÓDIGO CIVIL:


    Art. 476. Nos contratos bilaterais (compra e venda), nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.


    Art. 477. Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la.


    NA PRATICA A EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO CUMPRIDO É MEIO DE DEFESA


  • 29/06/2021 às 01:44h
    2 Votos

    Codigo Civil:


     


    Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.(...)


     


     


     


    Aplica-se a teoria da imprevisão que permite rediscutir as cláusulas do contrato em consequência de acontecimento novos e imprevisiveis pelos quais as partes não deram causa.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis