A inovação da Constituição de 1988, em relação ao direito...

A inovação da Constituição de 1988, em relação ao direito de defesa, concentra-se em dois aspectos até então intocados: se antes a titularidade era somente dos acusados de crimes, agora passa a ser dos litigantes e acusados em qualquer processo.

(BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Processo Administrativo Disciplinar, 2013.)


Considerando o assunto tratado pelo autor, assinale a alternativa correta.

  • 08/09/2020 às 06:48h
    5 Votos

    A) Errada: Lei 9.784/99 - Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.


    B) Errada: Lei 9.784/99 - Art. 68. As sanções, a serem aplicadas por autoridade competente, terão natureza pecuniária ou consistirão em obrigação de fazer ou de não fazer, assegurado sempre o direito de defesa.


    C) Correta: Lei 9.784/99: Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.


    D) Errada: Lei 9.784/99: Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.


    E) Errada: Apenas o Código Penal adota penas para atos tipificados como crimes, penas mais graves que privam seus agentes da regra da liberdade (art. 5º caput, CRFB/88). A ideia é proteger bens jurídicos relevantes, quando os demais ramos (civis, trabalhistas, administrativos...) não forem mais capazes. Por isso existe o princípio da intervenção mínima (o direito penal como última ratio).


     

  • 24/07/2020 às 12:42h
    3 Votos

    sumula 5 STJ


    Art. 5 , LV

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis